Dia do dev: 5 dicas para quem quer iniciar carreira na área
Profissão é uma das mais promissoras do mundo; No Brasil, média de remuneração é 4 vezes maior que o valor do salário mínimo
Se os nossos olhos veem é porque certamente um programador já fez. Essa lógica serve para tudo que está no mundo virtual, pois são eles, os programadores, que desenvolvem e melhoram aplicativos de celular, programas de computador, sistemas operacionais de redes sociais, empresas e de sites. É uma profissão que está em todos os setores, comércio, indústria, agricultura e serviços e até por isso é uma das mais bem remuneradas do País, com mercado aquecido - o Fórum Econômico Mundial prevê a criação de quase 7 milhões de novos postos de trabalho no setor de tecnologia apenas em 2022. No Brasil, a média salarial do profissional é de R$ 5.200.
Essa profissão tão importante é celebrada mundialmente no próximo dia 13 de setembro (ou 12 de setembro em anos bissextos). A variação acontece porque a celebração deve ocorrer sempre no 256º dia do ano, a numeração de valores distintos - que podem ser representados com um byte de oito bits,- é muito familiar aos profissionais. Para celebrar, programadores das edtechs, Ironhack e Alura, dão cinco dicas para aqueles que estão querendo ingressar nesse mercado.
Para Paulo Silveira, CEO da Alura e também programador:
Participe de Comunidades: atualmente, quase todas opções de carreira dentro da área de tecnologia possuem fortes comunidades que ajudam pessoas que estão iniciando ou migrando de profissão. Dentro destes grupos acontecem encontros presenciais e virtuais, discords, grupos de WhatsApp para apoio instantâneo, dentre outros. Dentre os grupos mais conhecidos estão o SouJava, Frontin e Data Hackers, além do canal da Rafaella Ballerini, Instrutora e desenvolvedora front-end na Alura e forte influência para pessoas programadoras.
Foque: atualmente, há uma infinidade de materiais disponíveis na internet de forma gratuita, além de diversas escolas e cursos de tecnologia, como a própria Alura. Por isso, é preciso focar e definir onde se quer chegar, para não correr o risco de se perder ao longo do processo diante de tantas possibilidades de estudo, linguagens e frameworks. Comece aos poucos, use um guia para nortear cada passo, mesmo que a rota mude ao longo do caminho. Exemplos de guias são o roadmap.sh (em inglês) e o recém lançado TechGuide.sh (em português).
Tenha a curiosidade de ir fundo: no início é normal copiar e colar códigos e vê-los funcionar (em especial o StackOverflow). Depois de um certo ponto, é importante saber o que de fato estamos fazendo, com profundidade. Um exemplo bem simples é questionar pontos como: “Por que um byte pode representar 256 valores distintos?” Não que esse conhecimento seja imprescindível para a programar, mas uma coisa é certa, o espírito nerd nos ajuda bastante a entender as ferramentas disponíveis que temos em mãos.
Para Alexandre Tibechrani, general manager da Ironhack no Brasil:
Pratique o que aprendeu: após seus primeiros conhecimentos, procure com conhecidos, familiares e amigos, empresas ou pequenos negócios que necessitem de alguma solução que envolva o trabalho em programação, pode ser um aplicativo, um site, um serviço automatizado. O que no começo parecerá um desafio, te dará confiança para seguir desbravando o universo tech, afinal, você já estará desempenhando seu trabalho para um cliente por de suas habilidades.
Não desanime: aprender algo novo é sempre um desafio e por vezes bate aquele sentimento de frustração, mas não desanime. Tenha dedicação nos seus estudos, projetos e práticas que as dificuldades logo são superadas e você se tornará um grande profissional de tecnologia.
Sobre a Ironhack
A Ironhack é uma escola de tecnologia global de renome internacional, que oferece bootcamps e cursos imersivos em Desenvolvimento Web, UX/UI Design, Data Analytics e Cibersegurança. Com campus em Madrid, Barcelona, Miami, Paris, Cidade do México, Berlim, Amsterdam, São Paulo, Lisboa, Dusseldorf, Tampa e Londres, a Ironhack ajudou mais de 10.000 estudantes a escrever as suas histórias de vida através da tecnologia. Hoje em dia, a Ironhack auxilia também algumas das melhores empresas do mundo a contratar, treinar e reter talentos de alta tecnologia, incluindo marcas como a Microsoft, Visa, Capgemini, Siemens e Santander.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>