A importância do Marketing Conversacional para o sucesso nos negócios
Especialistas da Sinch tratam das principais tendências da estratégia para que marcas e empresas construam uma conexão de qualidade com os clientes
Conversational Marketing pode ser resumida como uma estratégia de conexão com o cliente usada por marcas e lojas de maneira humanizada. Este conceito se popularizou com o surgimento de tecnologias conversacionais como os assistentes de voz que temos no telefone, no entanto estão presentes em diversos outros segmentos. O princípio desta técnica consiste em estabelecer diálogo próximo ao humano para que o atendimento aconteça de maneira semelhante ao genuíno. A Sinch, líder global em comunicação em nuvem, conta com especialistas no assunto que apontam as principais tendências do segmento.
Analisando este contexto, dados da Sinch apontam números expressivos que mostram como a adoção de ferramentas conversacionais podem impactar um negócio. O primeiro deles, mostra que o Brasil é o segundo maior do mundo no uso de Whatsapp, apenas atrás da Índia. O crescimento é tão acelerado que as projeções da Statista mostram que em 2025 teremos 276 milhões de usuários na América Latina y que no Brasil o aplicativo está presente em todas as faixas etárias que usam diariamente.
Com aquilo em mente, a Sinch apresenta os cinco principais motivos pelos quais os clientes contatam empresas através do Whatsapp. O primeiro é para perguntas e informações, seguido por suporte e promoções, em quarto lugar estão as compras e serviços e fechando o top 5 fica o cancelamento de serviços. "Ou seja, para quem pensa que não é um canal para divulgar sua marca está desalinhado com a expectativa do usuário", avalia Márcia Asano, COO da Sinch.
A executiva ressalta a importância de conhecer cada uma das plataformas. Por exemplo, Whatsapp e Instagram tem regras específicas de como engajar o usuário. É necessário que a marca ou loja procure entender a fundo qual delas garantirá maior interação com seus clientes. O Brasil é a terceira maior audiência do mundo no Instagram, ou seja, outra plataforma com enorme potencial para ser explorada, no país é o segundo canal de mensagens, apenas depois do WhatsApp.
Para Eduardo Henrique, Chief Business Development Officer da Sinch, podemos olhar para o futuro quando entendemos o poder do WeChat na China. "De tempos em tempos o mundo da tecnologia encontra grandes ondas de oportunidades. As plataformas conversacionais são mais uma mega trend. Quando olhamos para a China com o WeChat e WeChat Pay e entendemos o que aconteceu quando eles inseriram meio de pagamento na plataforma, entendemos para onde o mundo está indo", ressalta o executivo.
A presença das empresas em aplicativos conversacionais se tornou tão importante, que elas passaram a priorizar a boa presença neles, do que a criação de seus próprios apps. Isso porque, no Brasil por exemplo, o Whatsapp está na primeira tela do smartphone de 98% dos usuários. A chance da interação com o cliente ser de sucesso é maior pois trata-se de uma ferramenta viável para alcançá-lo.
Segundo a pesquisa Varejo Reimaginado da Sinch, 45% dos consumidores dizem ter tido uma experiência positiva com a velocidade de resposta ao seu chamado, a privacidade da interação e a velocidade com que seu problema foi resolvido. E mais da metade dos consumidores dizem estar satisfeitos com a personalização do chatbot. Portanto, o Conversational Marketing é o presente e o futuro.
Soluções de marketing conversacional
A Sinch tem uma plataforma de marketing de conversação que permite a aceleração da receita por meio de experiências excepcionais do cliente, porque com o poder das conversas em tempo real e centradas no cliente, é possível criar interações significativas para todas as empresas. O que permite criar clientes fiéis de longo prazo para o negócio.
Por meio desses sistemas, os clientes não precisam navegar em páginas da web mal elaboradas, preencher formulários repetitivos de captura de leads e esperar dias por uma resposta. O Marketing Conversational usa mensagens direcionadas e chatbots inteligentes para interagir 24/7, 365 dias por ano, esteja você pessoalmente disponível ou não.
"A Sinch oferece atrativas soluções sobre medida que, além de proporcionar praticidade e eficiência à experiência de compra de cada usuário, fazem com que a empresa se sinta mais próxima de seus compradores, transformando-se em clientes mais fiéis às marcas", destacou o executivo. "Com o crescimento exponencial do Marketing Conversacional, nos colocamos a tarefa de otimizar e valorizar todas as facilidades dos serviços que oferecemos para dizer com certeza que nossas soluções serão uma excelente experiência de usuário para nossos clientes e seus usuários", concluiu.
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