Racismo estrutural repercute no tratamento que grandes empresas dão a funcionários e clientes
Você já parou para pensar que a maioria dos esforços das empresas, sejam grandes ou pequenas, para aumentar a diversidade e inclusão - e, consequentemente, a representatividade - está focado no quadro de funcionários e nos espaços de tomadas de decisão? Garantir a empregabilidade interna é somente um dos caminhos para criar uma cultura organizacional mais inclusiva e potente. É preciso discutir a importância de incluir nessa estratégia toda a cadeia de valor da organização, afinal, essa lacuna acaba por reproduzir práticas de exclusão e iniquidade.
A mudança desse cenário começa pelo surgimento de novas áreas na companhia para pensar diversidade e inclusão, criar programas específicos e mudar diretrizes do sistema de compras e prestação de serviços.
Para Simone Gallo, head de diversidade e inclusão na Condurú Consultoria, é essencial que as empresas olhem para a diversidade na cadeia de valor não só na hora da crise, mas sim como uma estratégia de negócio.
“Empresas que geram milhares de empregos, contratam milhares de parceiros e fornecedores, impactam toda uma cadeia e as comunidades nas quais estão inseridas. Se mapearem isso e exigirem práticas de transparência, ética, diversidade e inclusão, o impacto produzido e por consequência o ganho social adquirido será imensamente maior do que se essas ações ficassem apenas no escritório ou na matriz”, afirma Gallo.
Perfil Simone Gallo
Com experiência de mais de 20 anos no mercado financeiro, liderou projetos de grande escala nacional em relações institucionais, diversidade, direitos humanos, negócios inclusivos e microcrédito. Atuou como conselheira Nacional do Idoso, no Steering Committee da Plataforma PNUD Brasil. Nas áreas de Negócios Inclusivos e Diversidade sempre atuou com foco em empregabilidade corporativa e empreendedorismo com foco especial em Inclusão racial, LGBTQ+ e Maturidade. Advogada de formação, mestranda em direito, com foco em direitos humanos, e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Ohio University.
Em caso de dúvida ou se quiser se aprofundar no assunto, é só entrar em contato conosco que fazemos a ponte com a porta-voz.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>