Susep abre consulta pública para consolidação de normativos de seguros rurais e de animais
A Susep publicou, em 1º de julho de 2021, o edital da Consulta Pública nº 25/2021 que disponibiliza minuta de circular que revisa e consolida normativos de seguros rurais e de animais. Na proposta estão compreendidos o seguro pecuário, de animais, de penhor rural e o de benfeitorias e produtos agropecuários, de modo que a minuta de circular servirá para revisar e consolidar as matérias tratadas nos seguintes normativos, os quais serão revogados:
Circular Susep nº 261/2004 (seguro de cédula de produto rural);
Circular Susep nº 305/2005 (seguro de benfeitorias e produtos agropecuários);
Circular Susep nº 308/2005 (seguro de penhor rural);
Circular SUSEP nº 571/2018 (seguro pecuário e seguro de animais).
Tendo em vista que o seguro de cédula de produto rural deixou de integrar o rol de modalidades do seguro rural por conta do quanto disposto na Resolução CNSP nº 404/2021, a minuta de circular propõe a revogação da Circular Susep 261/2004 sem a incorporação de seus dispositivos.
Com relação às demais modalidades – seguro pecuário, de animais, de penhor rural e de benfeitorias e produtos agropecuários –, as definições não sofreram alteração e são as mesmas previstas nas normas mencionadas acima.
Dentre as inovações trazidas pela norma em consulta pública, destacam-se:
Extinção do plano padronizado do seguro de penhor rural: previsto nos artigos 4º e 5º da Circular Susep nº 308/2005, a autarquia pretende excluir o plano padronizado do seguro de penhor rural para atualizar o arcabouço normativo e tornar mais flexível a operação do seguro, bem como fomentar o desenvolvimento de produtos adaptados às necessidades do mercado;
Possibilidade de fixação de prazos máximos para comunicação de sinistros: especificamente com relação aos contratos firmados no âmbito do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), a Susep propõe no art. 10 da norma em consulta pública que as seguradoras possam seguir a regulamentação emitida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, quando existente, no que se refere à fixação de prazos máximos para comunicação de sinistros, visando evitar um potencial conflito normativo;
Requisito para comercialização de coberturas adicionais de seguro rural ou de seguro de animais: as coberturas adicionais dos planos de seguros rurais ou de seguros animais somente poderão ser comercializadas em conjunto com, pelo menos, uma cobertura principal que pertença a um ramo de seguro rural ou de seguro de animais.
Caso aprovada a norma, as seguradoras que possuam produtos de seguro rural e/ou de seguro de animais deverão adaptá-los a seus termos em até 180 dias após sua entrada em vigor. A Consulta Pública nº 25/2021 ficará aberta até 16 de julho de 2021 e está disponível no site, podendo receber sugestões por meio de mensagem eletrônica dirigida ao endereço , acompanhada de quadro padronizado específico para as proposições, também disponível no site da Susep.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário