Seguros de bicicleta movimentam R$ 45 milhões por ano e Santuu quer atrair mais corretores para esse mercado
A busca de atividades ao ar livre e a fuga dos transportes públicos motivadas pelo medo de contrair a Covid-19 fez com que as vendas de bikes crescessem 55% em média na comparação entre 2020 e 2019. Foi o que apurou a Aliança Bike com lojistas e revendedores associados, e eles só não venderam mais porque as fábricas não conseguem atender a demanda, que está superaquecida em todo o mundo.
E quem está acompanhando esse movimento é o setor de seguros de bicicleta. Segundo a Santuu Bike Ecosystem, atualmente são comercializados 65 mil itens de seguros de bikes que movimentam R$ 45 milhões anuais em prêmios por ano. A empresa tem se destacado nesse mercado com o Seguro Clube Santuu, que está disponível para a comercialização por corretores independentes por meio de um canal exclusivo dentro da plataforma www.clubesantuu.com.br.
“O Seguro Clube Santuu possui uma interface de tecnologia que facilita muito a venda e a administração do contrato pelo corretor. Todos os trâmites são realizados de forma digital e são resolvidos rapidamente sem burocracia”, atesta André Rezende, da startup de cursos online para corretores SegPlay. André explica que tem estudado os seguros de bicicleta existentes e só o Clube Santuu oferece serviços exclusivos como o SOS Bike, o Concierge do Pedal e os Pontos de Apoio.
Pioneira nos massificados
A Santuu é a pioneira na criação e distribuição de seguros massificados de bicicletas, um nicho de mercado que desenvolve em conjunto com seguradoras e marcas de bike. No momento, são oito as marcas que oferecem seguros da Santuu, entre elas, a Scot e as bicicletas Decatlhon. Para algumas delas, a Santuu também é a responsável pelos procedimentos de subscrição e moderação de sinistros e salvados. Isso significa que é ela quem intermedia o processo de aprovação para reparação ou entrega e devolução do bem junto à segurados, seguradoras e oficinas.
“A diferença entre o Clube Santuu e os outros seguros, é que a gente tem o melhor produto do mercado, pois ele foi desenvolvido por ciclistas prevendo todas as nossas necessidades”, explica Rodrigo Del Claro, CEO da Santuu. A startup acaba de completar dois anos e já possui aproximadamente 20% das vendas de seguros de bike.
“Nosso seguro, por exemplo, permite cobertura a partir de R$ 1 mil, enquanto boa parte da concorrência só trabalha com valores partir de R$ 3 mil e isso é uma grande vantagem para corretores trabalharem uma venda cruzada com seguro de automóveis”, diz Rodrigo.
A expertise da Santuu em formatar, distribuir e operar seguros de bicicletas fez com que ela fosse incluída no radar da Digital Insurance Latam, consultoria internacional que identifica oportunidades de investimentos em startups de seguros.
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