Brasil,

O Que os Empreendedores Podem Aprender Com a Crise da Covid-19

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Cechinel
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O Que os Empreendedores Podem Aprender Com a Crise da Covid-19

*Por Vinícius Bicalho

Desde que as notícias da Covid-19 tomaram conta dos principais veículos de comunicação mundo afora, estamos todos muito preocupados com as incertezas da pandemia e com as consequências que se darão no cenário político e econômico. Apesar do estresse e da ansiedade proporcionados pelo isolamento social que vivemos - importante medida no combate à expansão da doença - acredito que devemos olhar para a crise com outras perspectivas.

Como empresário e dono de um escritório de advocacia com unidades no Brasil, Estados Unidos e Portugal, tenho sentido na pele as mudanças na forma de se trabalhar. Assim como a maioria das pessoas, estou executando minhas atividades com a empresa de maneira remota e pela primeira vez pude observar com atenção a real importância dos investimentos que fiz em tecnologias da informação, como softwares e plataformas com dados em nuvem.

Na Bicalho nós já usávamos ferramentas fantásticas que permitiam que todo o time, em qualquer lugar que estivesse, editasse documentos de clientes ao mesmo tempo, por exemplo, inclusive de países diferentes. Mas parece que é nos momentos de tensão que percebemos o quanto as tecnologias jogam a nosso favor. Se você é empreendedor, pense nisso! Às vezes, a rotina do dia a dia não nos deixa enxergar aonde estamos dedicando esforços.

O mesmo raciocínio tenho usado para falar da minha equipe. Ter profissionais engajados é o que faz uma empresa crescer e se manter forte em períodos de instabilidade. Gestores, agora é a hora de ver quem coloca a armadura e vai para a guerra com vocês e quem pula do barco. Infelizmente, empresários que não têm um grupo comprometido não sairão bem dessa crise. Afinal, com todo mundo trabalhando home office, como que se fiscaliza alguém?

Além de contar com o auxílio de sistemas integrados e funcionários de primeira, destaco ainda um outro ponto importantíssimo que com certeza todos os pequenos, médios e grandes empreendedores perceberam durante os primeiros dias da explosão do coronavírus: a importância de ter um planejamento financeiro para apagar a fogueira nas situações mais delicadas e uma estratégia bem definida para médio e longo prazo, a fim de tomarem decisões com propriedade e segurança - e não apenas movidos pelo desespero.

Temos uma série de motivos para ficarmos apreensivos enquanto durar a pandemia, mas essa fase pede concentração, prudência e precaução. Tire um tempo para colocar a sua empresa no lugar e arrumar os pontos que, porventura, você deixou passar. A crise vai acabar e muitas pessoas terão dificuldades para se reerguer, mas nada é impossível. Desejo boa sorte. E se o desespero bater, lembre-se que estamos todos juntos e lutando pelos mesmos motivos.

*Vinicius Bicalho é mestre em direito no Brasil e EUA e especializado em Negócios Internacionais, atuando há 18 anos como sócio na Bicalho Consultoria Legal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar