Brasil,

Qual a lição que o coronavírus oferece à Gestão de Compras?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Allan Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Com a grave situação que todos estão atravessando por causa da pandemia do vírus, entenda como o que setor de compras pode tirar de lição do atual momento: tornar seu olhar mais global

Por Erick Boano, vice-presidente e fundador da COSTDRIVERS

***O autor está disponível para entrevistas e também como fonte

No final de fevereiro, quando a expansão do covid-19, o novo coronavírus, ainda sequer havia sido declarada como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o presidente da Câmara Europeia de Comércio na China, Joerg Wuttke, contou que muitas empresas médias do continente estavam quebrando.

"Tenho ouvido muitos pedidos de ajuda de todos os cantos. Essas empresas já estão em apuros", declarou. Dentre os motivos estavam tanto as medidas do governo chinês em restringir drasticamente o movimento de pessoas - impossibilitando o consumo e o trabalho, por exemplo -, como a falta de insumos fornecidos pelos chineses.

Esse cenário não é só europeu: empresas de vários portes e em vários países do mundo estão preocupadas com a interrupção de suprimentos ou com a quebra de cadeias complexas de fornecimento encabeçadas na China. A região de Campinas, por exemplo, reduziu em 12% o volume de suas importações oriundas do país asiático, segundo o Observatório PUC-Campinas.

Apesar do imenso desafio e da grave situação que todos nós atravessamos por causa da pandemia do vírus, o setor de Compras como um todo pode tirar uma lição do momento: tornar seu olhar mais global.

Por muitos anos, os departamentos de Compras não foram mais do que áreas responsáveis por diminuir os custos de operação das suas empresas - um papel longe de ser estratégico. O objetivo era fornecer tudo o que elas precisavam para operar com o menor custo possível. Para consegui-lo, o setor se baseava sobretudo na relação com seus supridores que, assim, permaneciam os mesmos por muito tempo.

No entanto, esse lugar está mudando, não apenas porque as práticas precisam agora se adequar a novas demandas sociais, tais como os chamados à responsabilidade social e à sustentabilidade, como também porque gerenciar - não apenas reduzir custos - de forma inteligente e eficaz os fornecedores está se tornando uma atividade fundamental para a operação das organizações.

Hoje, muitas ferramentas tecnológicas estão disponíveis para esse novo lugar do setor, o de Strategic Sourcing. Plataformas de análise de dados que ajudam a mensurar riscos, fazer prospecções em grande escala, comparar indicadores, além de ambientes digitais de gerenciamento de entregas, preços, mudanças no mercado e ferramentas que ofereçam informações sobre estoques, contas e centros distributivos.

Sem contar que essas plataformas geram insights, ainda mais em períodos de crise, para que os departamentos de Compras deem conta de um momento de exceção à normalidade como o de agora.

A transformação digital em Compras era uma tendência há pelo menos meia década atrás: hoje, apesar de não ser uma realidade, é um passo inevitável para que o próprio setor ocupe o novo lugar para o qual está sendo convocado: o de ser parte estratégica das empresas. A crise decorrente do coronavírus pode tornar isso mais evidente.

Sobre a COSTDRIVERS

A COSTDRIVERS é a primeira plataforma SAAS de dados e inteligência de mercado para tomada de decisões e suporte técnico especializado para interligar as informações entre as áreas de compras, controladoria e vendas. Gerando aumento das vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes. A COSTDRIVERS otimiza o tempo dos profissionais que precisam obter informações relevantes para aplicar em processos de finanças, negociações ou desenvolvimento de produtos em B2B. Para saber mais, acesse: www.costdrivers.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar