Brasil,

Como Planejar Minha Carreira em Tempos de Coronavírus?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Júlia Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

*Por Beatriz Campos

Diante do atual cenário de caos mundial, tenho percebido durante as sessões uma intensa preocupação das pessoas com o futuro das organizações e quais as alternativas de carreiras que os profissionais podem ter. Muitos questionam sobre o desenvolvimento da carreira, as possibilidades de desemprego e os riscos que podem se submeter.

Para alguns, o ócio pode ser uma tortura. Já outros estão aproveitando o momento para refletir. Há, ainda, aqueles que se mantêm interligados ao ritmo normal de comprometimento e produtividade por meio do trabalho remoto. Sem dúvidas, estamos em uma "Nova Era", em que temos percebido uma necessidade de criar outros hábitos e, talvez, realizar uma mudança definitiva de cultura em vários âmbitos de nossa vida cotidiana.

Basta considerar o que temos visto na mídia: políticos realizando reuniões e votações no Congresso Nacional de forma virtual, além de shows, programas televisivos e atividades esportivas que continuam sendo feitos, mas agora sem plateia. Também existem aqueles casais apaixonados que não puderam adiar a união conjugal e estão realizando a cerimônia virtualmente.

Além disso, o Conselho Federal de Medicina saiu da zona radical e abriu campo para a telemedicina (atendimento online), integrando médicos a pacientes. Também temos profissionais de várias áreas ampliando o alcance e disponibilizando seus cursos e materiais para estudos no formato digital. Por isso, são muitas as variáveis que devemos considerar antes de qualquer previsão, pois até aquelas situações que achávamos muito distantes, agora podem ser vistas como possibilidades reais.

Mesmo que o governo brasileiro colabore financeiramente com as pequenas e médias empresas, não estamos livres do desemprego em massa. E, diante dessa nova configuração de trabalho que estamos vivenciando, creio que as organizações vão intensificar ainda mais a modalidade home office ou, até mesmo, os escritórios físicos poderão deixar de existir para que todas as estruturas estejam em um ambiente 100% digital.

Dito isso, se você está preocupado com sua carreira é importante se perguntar: "O que estou fazendo para me reinventar?"; "O que o mundo realmente está precisando?"; "Onde eu desejo chegar para me realizar pessoal e profissionalmente?". Perceba que você precisa ser atuante e se mostrar imprescindível para sua organização. Por isso, seja um colaborador que faz a diferença e mostre as suas habilidades e competências. Se antes do isolamento social já era assim, imagine agora.

Aproveite o ócio e reflita. Esse é o momento de se aperfeiçoar e buscar conhecimentos que agreguem ainda mais valor para o cargo que você executa. Desenvolva-se e planeje novas ações para sua carreira. É hora de criar, achar soluções e de humanizar diante do caos econômico que está por vir.

Portanto, a frase "não tenho tempo" deve ser extinta. Trace metas e objetivos, se "autoconheça" e se destaque para conquistar o espaço que deseja. E lembre-se: só se atinge o topo de degrau em degrau. Como o autoconhecimento é o primeiro passo, comece fazendo uma introspecção sobre seus reais sonhos no contexto atual.

Depois, é necessário identificar as suas ações, perseverar suas metas e avaliar cada etapa. Somente assim você conseguirá avaliar se realmente está próximo do objetivo de brilhar em sua carreira.Esse novo profissional será aquele que possui inteligência emocional. Trata-se de uma época em que será muito importante ter boa capacidade para lidar com os momentos de estresse e de encontrar soluções de forma sensata.

Tenho certeza de uma coisa: aqueles que se tornarem mais focados na questão humanitária e no bem-estar das pessoas, poderão ser mais bem sucedidos. O contexto mundial de caos surgiu para mostrar que a humanidade precisa se tornar mais sensível em relação à importância da empatia, do amor, da benevolência e da solidariedade.

Tanto as pequenas crises quanto as grandes tragédias servem para nos tirar da zona de conforto e nos conduzir para as mudanças necessárias. Por isso, aproveite esse momento para se reinventar e ser um verdadeiro profissional. E esteja preparado para a Nova Era!

*Beatriz Campos é psicóloga da Telavita, plataforma de psicoterapia online, e possui mais de 30 anos de experiência nas áreas empresarial, escolar e clínica

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar