Como tornar o home office produtivo com o Covid-19
Separamos algumas dicas que prometem fazer a sua produtividade melhorar. Ficou curioso? Acompanhe!
Com o grande número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, as recomendações dos órgãos de saúde para a população evitar aglomerações fizeram com que muitas empresas adotassem uma nova metodologia de trabalho: o home office.
Porém, um problema muito comum dos profissionais que passaram a adotar o home office é encontrar uma forma de manter o mesmo ritmo de trabalho.
Apesar de muita gente considerar esse modelo de trabalho mais produtivo, grande parte dos profissionais ainda sentem receio ao pensar na ideia de trabalhar de casa. Afinal, assim como dentro da empresa, é preciso manter uma rotina e muita organização.
Contudo, para acabar com esse problema, separamos algumas dicas que prometem fazer a sua produtividade melhorar. Ficou curioso? Acompanhe!
Home office mais produtivo
Assim como no escritório, trabalhar em casa demanda uma rotina de atividades, postura e um comportamento adequado para que as atividades sejam entregues no período certo para que a organização não sofra impactos negativos. Por isso, tenha cautela com os seguintes aspectos:
1. Estabeleça um horário
Trabalhar em casa também exige uma rotina de horário. É claro que, diferente do ambiente corporativo, o home office pode ser mais flexível, mas é preciso dedicar um período do seu dia para fazer as atividades delegadas.
Se você funciona melhor no período noturno, nada impede que você execute as suas atividades nesse horário. Porém, caso você se sinta mais à vontade cumprindo a mesma carga horária da empresa, levante sempre no mesmo horário, faça a sua higiene e fique disponível para iniciar.
2. Crie um local
É fundamental que você tenha um local para trabalhar: um escritório, sala ou até mesmo no quarto. Afinal, é muito difícil se concentrar em qualquer lugar. A maioria de nós, inclusive, estamos sujeitos a nos desconcentrar facilmente com coisas externas.
Por isso, tente criar um ambiente específico para executar as suas atividades. Se você mora com sua família ou o cômodo escolhido estiver próximo a barulhos externos, como a manutenção de elevador do condomínio, procure um lugar mais tranquilo e explique a importância desse momento aos envolvidos.
3. Não confunda lazer com trabalho
Como mencionamos anteriormente, é importante criar um espaço livre de distrações externas. Sendo assim, procure não realizar as suas tarefas enquanto faz outras coisas.
Por isso, desligue a televisão, evite tentar ganhar tempo almoçando na frente do computador e não dê atenção a assuntos paralelos que possam surgir no ambiente. Isso não faz bem para a sua qualidade de vida e também para a sua produtividade.
4. Esqueça o celular
Deixar o celular no silencioso parece uma coisa boba, não é mesmo? Contudo, é mais relevante do que possa parecer. Conversas no WhatsApp, grupos, notificações de aplicativos podem – e vão – tirar a sua concentração.
Por isso, coloque o celular no silencioso e esqueça que a sua vida social existe nesse momento. Em casos de emergência, silenciar as conversas e os grupos já é uma ótima alternativa.
5. Estabeleça prazos
Quando você tem um prazo longo para executar uma tarefa, é bem mais fácil adiar essa realização. Por isso, estabeleça prazos consistentes para cada tipo de atividade e evite deixar tudo para a última hora.
Por exemplo: você precisa criar 3 conteúdos sobre stand para eventos. Sendo assim, monte um cronograma para cada um. O primeiro artigo pode ser entregue na terça-feira, o segundo na quinta, e assim por diante.
6. Liste suas tarefas
Uma folha em branco ou um bloquinho de notas são materiais perfeitos para quem trabalha em home office. Anote todas as suas tarefas em uma folha e vá riscando os itens que já foram entregues.
No período da manhã você trabalhou na divulgação do ventilador umidificador industrial, por exemplo. Já no período da tarde, elaborou algumas estratégias de marketing. Dessa forma, no final do dia, risque a linha destinada às atividades.
Essa é uma ótima maneira de visualizar as atividades entregues e proporciona uma visão ampla do que ainda precisa ser feito.
Por fim: tire um tempo para você
Em algum momento essa rotina vai acabar cansando. Por isso, reserve um tempo para você ler um livro, fazer algo que goste, organizar o jardim ou até ajudar as pessoas que estão sofrendo com a pandemia.
*Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>