Coronavírus: startup de comunicação libera free trial para empresas
Conhecida como Dialog, a startup oferece solução de comunicação com colaboradores para empresas que implementaram o home office; a ferramenta conta com um canal inspirado nas funcionalidades das redes sociais e serviços de RH
Com o avanço da pandemia do novo Coronavírus, diversas empresas passaram a implementar o home office sem data de retorno e foram pegas desprevenidas sem um plano de comunicação ou um preparo para realizar as tarefas remotamente. A necessidade de gerar comunicados para os colaboradores aumentou ainda mais com o surgimento da pandemia, tornando-se necessário comunicar com agilidade, em um diálogo da empresa diretamente com os colaboradores, segmentando comunicados para cada equipe e localidade de acordo com o avanço do coronavírus, com velocidade, frequência e assertividade.
Para tentar auxiliar as empresas a organizar uma boa estrutura de comunicação interna e home office, o superapp do Dialog, disponível em versão web e para download em iOS e Android, é inspirado nas funcionalidades de uma rede social, mas com foco no ambiente de trabalho para a melhoraria da comunicação e engajamento dentro das empresas. "Muitas empresas estão implementando o home office de última hora e não tem estrutura para esse processo. Ao disponibilizar a ferramenta, desejamos aproximar empresas e colaboradores e garantir uma comunicação fluída", explica André Franco, CEO do Dialog.
Além de atender aos desafios de comunicação interna, o Dialog também vai facilitar os processos relacionados com o setor de Recursos Humanos. "O superapp é uma espécie de marketplace de RH, agregando sistemas externos como folha de pagamento, ponto digital e onboarding de colaboradores. O app também permite fazer quizzes, pesquisas de opinião e posts segmentados e personalizados de acordo com a equipe, horário, setor e hierarquia. Por meio de um dashboard, cada empresa conseguirá monitorar o alcance e absorção dos comunicados, e por ser um canal participativo, poderá tirar as dúvidas e engajar os colaboradores nesse período ", revela André.
Para as empresas que têm interesse em utilizar o superapp com o intuito de facilitar a comunicação do novo coronavírus é necessário entrar em contato com a startup Dialog pelo site. "Nesse primeiro momento, vamos abrir espaço para empresas a partir de 1000 colaboradores e também disponibilizar um desconto considerável de até 50% para empresas menores. Nosso objetivo é ajudar empresas e colaboradores a se sentirem amparados e integrados nesse momento turbulento que estamos passando. Em nosso site disponibilizamos todas as informações para fazer uso da ferramenta e todos os pré-requisitos para utilizá-la", conta Franco.
Como funciona o Superapp na prática
A ideia de um app de comunicação interna surgiu pela necessidade de uma das maiores corporações. "Em 2016, o time da PepsiCo estava dividido em três escritórios e todos iriam se mudar para o mesmo prédio. Entraram em contato comigo pedindo ajuda para promover entre os colaboradores o desejo pela mudança e o senso de pertencimento. Ferramentas como e-mail, intranet, memorandos, nada era envolvente, e a resposta estava em nossos bolsos, afinal, o que até mesmo o CEO tem em comum com a faxineira? Um smartphone. A partir disso, implementamos a rede social interna da PepsiCo. A ferramenta é um app democrático, leve e agradável para os empregados interagirem, em especial, no primeiro momento, sobre a mudança", conta Franco.
Para André, os usuários se cadastraram para saber mais sobre a mudança e começaram a explorar a timeline interativa e, assim, não só os gestores de comunicação mantinham a conversa fluindo com postagens frequentes, mas todos interagiram e passaram a conhecer melhor uns aos outros, independente de escritório, departamento ou hierarquia. "Por meio dessa experiência e de um dashboard equipado com inteligência artificial, os gestores eram capazes de monitorar toda a atividade no app. Em dois dias mais de 50% dos funcionários estavam usando o Dialog. Na hora da mudança, já haviam surgido novos laços de amizades e a ferramenta se tornou perene dentre os canais de comunicação da PepsiCo", conta.
Após a boa aceitação com a PepsiCo, o Dialog também fechou contrato com outras organizações, como Carrefour, BRF, SBT, Livelo, Klabin Via Varejo e Comitê Olímpico Brasileiro, entre outras grandes empresas. André acredita que um dos fatores do sucesso da ferramenta foi devido ao Dialog ter sido desenvolvido a seis mãos, com o cliente, PepsiCo e a Agência de Comunicação, Grupo In Press. Além disso, outro ponto que ajudou no desenvolvimento da solução é o fato de ser concebido e desenvolvido a partir do elemento comum dos tempos modernos - o dispositivo móvel.
Sobre o Dialog
Criado pelo empresário André Franco em 2016, a partir de uma necessidade real da PepsiCo e com investimento do Grupo In Press, o Dialog é um superapp que inclui versões para celular, computador e TV corporativa, que surgiu com o intuito de melhorar e facilitar a comunicação interna de médias e grandes empresas e facilitar o acesso à informações e serviços de RH aos colaboradores. É uma ferramenta que propõe uma comunicação horizontal e participativa, por meio de uma plataforma gamificada e personalizada com a marca da empresa. Em 2019 o Dialog figurou nas Top 100 dentre mais de 9.000 startups no ranking da 100 Open Startups.
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