Em meio à pandemia do novo coronavírus, isolamento social desacelera o varejo tradicional e impulsiona comércio online
O isolamento social tem sido uma das principais medidas conscientes para tentar conter a pandemia do Covid-19. Como resultado, o varejo tradicional retrocede enquanto o comércio online aumenta.
É uma retração forte. Daqui para frente, os efeitos no varejo dependerão das medidas que serão tomadas
O isolamento voluntário tem sido uma das principais medidas conscientes para tentar conter a pandemia do Covid-19, que inclusive está sendo estimulada pelo Ministério da Saúde. Com isso, a venda do varejo tradicional se atrasa, enquanto alternativas mais seguras como o comércio online e aplicativos de entregas crescem.
Nos EUA, de acordo com uma pesquisa preliminar do Quantum Metric, o comércio online, em comparação às tradicionais lojas físicas, registrou uma adição média de 52% na taxa de crescimento da receita semanal, comparado ao mesmo período de 2019. Os resultados dessa pesquisa se baseiam em 5 bilhões de visitas e consultas em sites de revendedores, no período de 1 de janeiro a 29 de fevereiro de 2020.
Por sua vez, de acordo com dados do governo norte-americano, no quarto trimestre de 2019 as vendas online representavam 11,4% do total gasto no varejo. Outrossim, este ano, o crescimento deverá atingir, ao mínimo, 12% dependendo de como o novo coronavírus afetará a cadeia de venda e distribuição das mercadorias.
Aqui no Brasil, alguns dados já apontam para o recuo do varejo tradicional, mediante as dificuldades impostas pela pandemia do Covid-19. Segundo levantamento feito pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), baseado na amostra nacional fornecida pela Boa Vista Serviços, aponta um recuo de 16,7% nas consultas para negócios à vista e a prazo em relação ao mesmo fim de semana do ano passado. Em relação ao fim de sema anterior, do dia 14/03, a queda foi de 16,3%.
"É uma retração forte. Daqui para frente, os efeitos no varejo dependerão das medidas que serão tomadas", afirma o economista-chefe da ACSP, Marcel Solimeo.
Tendo em vista essa mudança no perfil de consumo durante este período de incertezas e reclusões, com a pandemia do novo coronavírus, o consumidor deve estar ainda mais atento a estratégias para economizar em suas compras online. O Cupoom, um site com cupom de desconto em mais de 2500 lojas, existe exatamente ajudar consumidores a economizar ainda mais nesses momentos.
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