Realizar sonho é a maior motivação dos empreendedores brasileiros
Levantamento da startup Azulis aponta que meio de informação preferido dos donos de negócio são os aplicativos de mensagens
A Azulis, startup facilitadora para empreendedores, realizou uma pesquisa online durante os meses de dezembro e janeiro para traçar o perfil do microempreendedor brasileiro, bem como suas motivações. Entre os achados, o material aponta que 40% dos respondentes decidiram abrir um negócio para realizar um sonho, 21% porque precisavam aumentar a renda e 19% por não gostarem da ideia de trabalhar para outra pessoa. A pesquisa contou com mais de 4 mil entrevistados, em sua maioria (88%) MEI’s, em todas as regiões do País, com rendimento mensal de até R$ 10 mil.
Entre os participantes, 43% possui CNPJ há menos de um ano, 16% contam com a formalização há três anos, 3% têm o registro há um período entre três e cinco anos e 9% há cinco anos ou mais. O índice de empreendedores que não possuem o cadastro é de 29%. “Muitos deles começam suas atividades como autônomos e, com o tempo, notam a necessidade de regularizar sua situação para continuar a trajetória de crescimento do negócio. Isso permite, por exemplo, fornecer produtos e serviços a outras empresas. Podemos perceber, ainda, que parte dos respondentes já se considera MEI sem possuir a formalização de fato”, comenta Bruno Dilda, diretor de negócios da Azulis.
Os entrevistados sinalizaram, ainda, o que os motiva ao pensar em empreendedorismo. Neste ponto, a ideia de “realizar um sonho” continuou em alta, com 66% das respostas. Já “ganhar mais dinheiro” aparece como o segundo maior motivador para 23% dos respondentes e “mudar o mundo ou impactar a sociedade de alguma forma” em seguida, com 16% dos votos. Outros 16% atrelam os novos negócios à ideia de atuar com autonomia e 8% a pagar as contas.
A plataforma, que é parte do grupo Red Ventures e oferece quatro comparadores diferentes voltados aos donos de negócios, também mapeou os assuntos de interesse desse público. A maior parte deles (47%) busca dicas para os seus empreendimentos, mas temas como gestão financeira (38%) e empréstimos e cartões de crédito (25%) também estão entre os que mais interessam aos respondentes. Quando perguntados sobre os meios usados para consumo de informação sobre empreendedorismo, os aplicativos de mensagens aparecem em primeiro lugar, seguidos pelo Facebook (20%), Instagram (19%) e Youtube (13%).
Questionados sobre suas maiores dificuldades, os entrevistados citaram problemas envolvendo falta de dinheiro, nome sujo, burocracia e gestão financeira. “Queremos ajudá-los a enfrentar esses desafios com mais conhecimento e facilidade. Por conta disso, estamos ampliando nossa oferta de soluções e trabalhando para aperfeiçoar, ainda mais, nossa lista de parceiros e o de conteúdo em nosso site”, completa o executivo.
Sobre a Azulis
A plataforma Azulis oferece soluções digitais para pequenos microempreendedores individuais (MEIs), autônomos, Pequenas e Médias Empresas -- incluindo serviços para gestão financeira e de cobrança, emissão de boletos, ferramentas gratuitas como lembrete DAS, e o primeiro marketplace de maquininhas de cartão do Brasil, incluindo informações sobre todas as maquininhas do mercado com preços e taxas atualizados, além de promoções exclusivas. Outras ferramentas e soluções já estão em desenvolvimento.
A plataforma Quero Empréstimo oferece opções personalizadas de empréstimo através de parcerias com algumas das principais financeiras do mercado. Através de algumas perguntas, o Comparador de Empréstimos da Quero Empréstimo mostra quais opções o usuário terá mais chances de ser aprovado.
A Azulis é uma start-up criada no Brasil e faz parte do grupo Red Ventures, que possui um amplo portfólio de empresas digitais no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>