Subvenção recorde deve aumentar cobertura do seguro rural em 50%
A subvenção ao seguro rural, anunciada pelo Plano Safra 2019/2020 será de R$ 1 bilhão. E, de acordo com especialistas em reportagem do Globo Rural Online, o valor recorde pode aumentar a cobertura agrícola no País em 50%.
Segundo o gerente de produtos da Tokio Marine Segurtadora, Joaquim Neto, a empresa vendeu R$ 119,7 milhões em seguro agrícola no ano passado, cinco vezes mais que o esperado. “Nesse começo de ano, tivemos diversos eventos climáticos, principalmente de seca no RS, e os dados do Ministério da Agricultura indicam que 90% desses produtores tinham contratado alguma forma de mitigação de risco, o que inclui o seguro. Então eles não vão ter perdas financeiras – e isso é muito bom”, completa.
O executivo afirma que apenas 10% da safra brasileira é segurada, enquanto nos EUA o percentual chega a 90%. Neto ainda destaca que a região Sul concentra a maioria das apólices, já que eventos climáticos na região são mais comuns. “Mas isso tem mudado. Os eventos climáticos em outras regiões têm sido mais frequentes me mais severos”, explica.
A reportagem ainda ressalta que caso a tendência se confirme, a expectativa do setor é de que o custo de contratação para o agricultor caia ao longo dos anos, refletindo a maior diluição do risco assumido pelas seguradoras.
Fonte: Comunicação Sincor-SP
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>