BOLSONARO entregou aos sindicatos a premissa de controlar os corretores de seguros?
Muitíssimos corretores me perguntaram isso e eu respondi que é possível sim.
Eu não sou sindicalista e nunca fui. Já quis ser. Entretanto, respeito a todos e considero que acertaram em alguns pontos.
Tenho simpatia pelos dirigentes dos sindicatos e pelo dirigente do Ibracor, assim como tenho por todas as pessoas. Acredito até que tem ótimas qualidades e perspectivas. Mas, infelizmente, não acredito na manutenção, simplesmente, do poder, mesmo que seja a favor de uma classe inteira, o que eu não vejo de positivo aqui.
Além disso: Se o motivo foi fazer crescer a profissão porque agora criar-se regulamentos que fará de uma profissão "hipossuficiente" (sem poder frente ao poder) ser mantida sob guarda-chuva?
Data venia máxima, o Ibracor é originário dessas intenções e costumes.
É obrigatório a filiação? Não é! Repito: Não é! E eles sabem disso. Por isso que pedem a adesão. E não entendi a Susep acreditar que pode indicar uma ou outra Associação de pessoas que se autorregulamentem? Parece desconhecimento das vontades do governo ou...
É inconstitucional.
As seguradoras poderão exigir isso? Até poderão, mas não devem fazer isso porque era tudo o que talvez alguns seguradores desejassem: "A Liberdade".
Eu diria que o auto aprisionamento não é racional para quem quer libertar-se! Porque considero que é uma vantagem empresarial para eles o fato da desregulamentação dos corretores de seguros.
Primeiro por que isso é proibido pela Lei Maior. Segundo, por que elas irão querer ficar sob constante interlocução? A liberdade para elas é melhor sem interlocução, não acha?
Nesta segunda eu vou redundar e redundar: Se a seguradora possui liberdade para contratar e treinar quem ela quiser, por que irá manter-se sob a égide de posturas autorregulamentadoras? Isso, para mim, não é sensato!
Nada contra e nem a favor, agora.
Mas o que me assusta é o fato de se estar lutando pela autorregulação e não pela queda da MP905, no que diz respeito a desregulamentação.
Tenho pensado muito em aderir ao Ibracor, no passado, mas até agora não encontrei razões suficientes para simplesmente manter o status quo de quem quer que seja.
Chama-se direitos e obrigações o estado em que entramos nisso. E, a partir dai eu não penso mais, apenas digo sim para tudo.
Pense bem: Se o Ibracor surgiu devido a luta dos sindicatos da categoria para implantá-lo e agora ele autorregula a profissão, então podem ter o controle de todos os corretores de seguros do Brasil.
Mesmo porque não é nada certo que a MP 905 vai passar e a Susep deu mais uma carta de poder aos sindicatos da categoria. Data venia de novo.
Existe desconfiança.
Enquanto isso ocorrer, vamos entender que não é o momento certo.
Será que o Presidente Bolsonaro sabe que entregou a categoria ao Ibracor?
Armando Luis Francisco
JORNALISTA
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>