Sindirepa Nacional alerta para o risco de aplicação de peças sem critérios técnicos de avaliação, conforme determina medida SUSEP
A recente medida anunciada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) para baratear o custo do seguro e ampliar a carteira de clientes destaca uma série de mudanças nas regras do mercado segurador. Entre elas, a que desobriga as seguradoras a substituírem as peças de reposição apenas por aquelas fabricadas pelas montadoras. Com essa decisão, as seguradoras passam a ter permissão legal para trocarem peças dos veículos por similares, incluindo importadas.
O Sindirepa Nacional (Associação de Entidades Oficiais da Reparação de Veículos do Brasil), por meio da Câmara Nacional de Estudos de Colisão, alerta que cabe às oficinas independentes credenciadas fazerem a avaliação das peças que serão aplicadas no veículo sinistrado, tendo competência para verificar se as mesmas oferecem qualidade e segurança, uma vez que a responsabilidade da aplicação e reparação recai sob essas empresas.
Portanto, a entidade avalia essa medida da escolha das peças pelas seguradoras com muitas ressalvas porque pode prejudicar o serviço de reparação e comprometer a segurança do veículo, trazendo prejuízos ao consumidor. “A aplicação das peças é um trabalho das oficinas que têm condições de avaliar a qualidade do produto, garantindo que o serviço seja bem feito e o veículo mantenha a mesma segurança que oferecia antes do sinistro. Esse é o nosso compromisso com o consumidor e não podemos perder isso de vista de forma alguma. Não se pode abrir mão do direito do consumidor que, afinal, é quem paga a conta ”, revela Antonio Fiola, presidente do Sindirepa Nacional.
Para Fiola, o mercado segurador precisa rever essa questão da escolha das peças. “A medida para diminuir o custo do seguro é bem-vinda, mas não pode afetar a segurança do veículo em detrimento apenas de preço. É preciso considerar que a qualidade da peça é fator primordial para o serviço de reparação dos veículos sinistrados e que as oficinas independentes fazem esse trabalho e são partes envolvidas e capacitadas para definirem por meio de critérios técnicos quais produtos são compatíveis e quais podem colocar em risco o desempenho do veículo”, afirma.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Susep participa do XVI Congresso Brasileiro de Direito de Seguro e Previdência
- Susep participa de webinar sobre auditoria prudencial nas seguradoras
- Susep destaca iniciativas para levar cultura do seguro à sociedade, no Prêmio de Jornalismo em Seguros
- Realizada solenidade de posse de Alexandre Camillo como superintendente da Susep
- Open Insurance entra em operação com início da implementação da Fase 1
- Susep divulga Síntese Mensal com dados do setor em outubro
- Susep divulga Síntese Mensal com dados do setor em setembro
- Susep avança na regulamentação do credenciamento e funcionamento das Sociedades Iniciadoras de Serviço de Seguro no âmbito do Open Insurance
- SUSEP inicia consulta pública sobre funcionamento das Sociedades Iniciadoras de Serviço de Seguro no âmbito do Open Insurance
- SUSEP : Atualização de dados de Corretores no Sistema de Registro chega a 98,31%
- SUSEP amplia prazo de atualização de dados cadastrais de corretores por mais 30 dias
- SUSEP : Atualização de dados cadastrais de corretores de seguros avança
Adicionar comentário