4 motivos para empresas aderirem a processos mais diversos
Cammila Yochabell, especialista em RH e fundadora da Jobecam, destaca quais são as vantagens do modelo de entrevistas às cegas
Cada dia mais a área de Recursos Humanos das empresas têm aderido a processos seletivos mais ágeis e assertivos. Outra questão que também vem movimentando esse mercado é a importância de criar uma instituição diversa e inclusiva, a fim de dar mais oportunidades aos candidatos.
Segundo pesquisa realizada pelo Center for Talent Innovation, empresas que oferecem ambiente de trabalho mais diverso tem mais a ganhar: os profissionais são 17% mais engajados e proativos; redução em até 50% nos conflitos, se comparados com corporações sem a prática; e as equipes tomam decisões 2 vezes mais rápidas, resultando em 60% de melhores resultados.
Nesse cenário, as entrevistas às cegas vêm ganhando cada vez mais espaço nos processos seletivos. Com esse modelo, o vídeo e a voz ficam distorcidas, além das informações do currículo do candidato ficarem bloqueadas, para serem reveladas apenas na fase de contratação.
Essa é uma estratégia usada por startups como a HRTech Jobecam, plataforma de empregos e entrevistas gravadas que torna os processos de seleção mais eficientes e justos por meio da tecnologia de vídeo e inteligência artificial. A especialista em RH, CEO e fundadora da empresa, Cammila Yochabell, elencou 4 motivos que comprovam a importância de processos mais diversos. Confira a seguir:
1. Os processos por vídeo recrutamento são 70% mais rápidos
O funcionamento desse modelo de negócio consiste na utilização de vídeos currículo de até 30 segundos sobre o profissional e também o primeiro contato com as empresas; entrevistas gravadas para as demais fases, evitando o deslocamento do candidato e até entrevistas às cegas, com foco nas habilidades do profissional. A partir desse material, a empresa seleciona o currículo mais aderente à vaga para a fase de contratação, eliminando possíveis longas fases e agilizando todo o processo.
2. Elimina vieses inconscientes do recrutador
Ao modificar a imagem do candidato e distorcer a voz, além de bloquear o currículo, a plataforma faz com que o recrutador foque apenas nas experiências profissionais e posicionamento do concorrente, eliminando vieses inconscientes.
3. Match ideal
A trajetória profissional e as palavras-chave ditas pelo candidato são os fatores determinantes na hora da vídeo-entrevista. É nesse momento que o profissional pode apresentar todos seus conhecimentos e posicionamentos. Caso sua experiência e palavras-chave batam com o que a empresa contratante busca, acontece o match profissional.
4. Reduz gastos tanto para empresas quanto candidatos durante o processo
No Brasil, segundo dados do aplicativo Trampapo, 83% das pessoas chamadas para entrevistas de emprego não comparecem na data combinada e, desse total, 23% o fazem por falta de dinheiro. O uso da plataforma auxilia o candidato a economizar, já que não precisa se deslocar até a empresa.
As empresas também são beneficiadas. Uma contratação que leva em média 40 dias e custa R$ 6 mil reais. Com o modelo de vídeo currículos e vídeo entrevistas, diminui para até 7 dias e custa cerca de R$ 1 mil reais, conforme dados internos da HTech.
SOBRE A JOBECAM:
Fundada em 2016 pela empreendedora Cammilla Yochabell, a Jobecam é uma plataforma de empregos que otimiza os processos de recrutamento e seleção, por meio da ferramenta de vídeo e uso de algoritmos inteligentes. A ferramenta desenvolvida pela startup ranqueia os perfis mais aderentes a uma vaga a partir de palavras-chave que o recrutador delimita, acelerando em mais de 70% o processo de contratação e economizando tempo e dinheiro, tanto de candidatos quanto de recrutadores. Além disso, para tornar o processo ainda mais assertivo, as entrevistas podem ser feitas às cegas, eliminando possíveis vieses inconscientes e garantindo que sejam destacadas somente as reais habilidades do profissional.
A HRTech já recebeu investimentos de empresas como People+Strategy, BRQ Digital Solutions e do grupo Havard Business School Alumni Angels of Brazil, foi acelerada pela Oracle e atualmente participa da terceira turma do programa de aceleração do Facebook e Artemisia, que acontece dentro da Estação Hack – primeiro centro para inovação criado pela rede social americana no mundo para impulsionar startups de impacto social. Acesse jobecam.com e saiba mais.
SOBRE CAMMILA YOCHABELL:
Formada em Petróleo e Gás, com MBA em Gestão Estratégica e Econômica em RH pela FGV Management, Cammila Yochabell é natural de Mossoró, Rio Grande do Norte. Realizou diversos cursos de extensão na área de gestão de pessoas e negócios nos EUA, Austrália e Nova Zelândia e tem mais de sete anos de experiência em Recursos Humanos, atuando como intraempreendedora em importantes multinacionais. Seu principal propósito é promover um mundo que valorize as diferenças nas organizações e levou isto para o DNA da Jobecam.
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