Corretor e Segurador: Seu smartphone ainda pode ser hackeado
Eu me perguntava como um celular podia ser hackeado, depois que li o que aconteceu com Sérgio Moro e os Procuradores da Lava-Jato. Até descobrir que no dia 30/07/19 eu mesmo seria a vítima.
Tudo começou em uma ligação de um número não identificado. A voz do outro lado da linha, de um homem, fala hispânica, condensada em TTS ( estilo GPS). Seguiu-se outra ligação, da mesma fonte. Posteriormente, o meu próprio número de celular me ligou no meu aparelho. A partir dai perdi o número do telefone e a conexão de internet. E o que percebi era que ele apenas queria gravar a minha voz para poder executar o intencionado golpe.
O fato é triste e eu estava em Chapecó/SC. Obrigando-me a adquirir outro chip de telefone. Posteriormente, consegui recuperá-lo, mas o mal já estava feito. O hacker roubou as minhas informações.
Os momentos seguintes foram caóticos. Pois tive que me prevenir em relação as fraudes bancárias e de cartões de crédito. Fora isso, ligar para os parentes, para avisar o que aconteceu e pedir que não atendessem números duvidosos.
Como nós - a maioria - somos leigos nessa questão, não entendemos direito o modo de agir e nem o objetivo dessas pessoas que clonam e hackeiam os outros. Por isso, fiquei apreensivo
Em certo momento me dirigi a Polícia Federal e Polícia Civil. Acredito que eles possam interceptar os personagens desse movimento criminoso, por causa dos rastros.
Mas qual é o foco da invasão?
1 - Roubar dados;
2 - Provocar danos ao aparelho;
3 - Acessar redes sociais;
4 - Clonar seu telefone;
5 - Roubar senhas;
6 - ETC.
Acessando a rede digital eles têm entrada nas conversas privadas e podem:
1 - Conhecer seus contatos e o teor das mensagens privadas;
2 - Pedir resgate usando sua própria voz em TTS;
3 - Pedir dinheiro emprestado, como se fosse você, para outros contatos;
4 - Fazer chantagem;
5 - ETC.
Em caso de roubo de senhas a coisa toda fica mais complicada. Pois esses gênios podem acessar seus cartões e contas bancárias.
Pior mesmo é a sensação de invasão da privacidade.
E por que os corretores e seguradores estão na premissa desse tipo de delito?
- Os aparelhos desses personagens contém grande número de informações guardadas. O histórico dos fechamentos de seguro, bem como as informações que os clientes passaram.
- Por se tratar de mercado financeiro, a visão do hacker se concentra em conseguir senhas que podem incluir ativos financeiros em várias modalidades.
- Para poder acessar os sites das seguradoras.
- Para ligar para parentes pedindo resgate.
- Para fazer chantagem.
- ETC.
O que fazer?
Essa pergunta não possui uma resposta pronta. A evolução do hacker é a opção da atualização. Mas uma delas é se concentrar na segurança.
E quais outras:
- Confirmação em duas etapas no whatsapp.
- Não colocar senhas guardadas no celular.
- Apagar as conversas que não tem mais utilidade ou que comprometa em questão de segurança.
- Não atender número desconhecido.
- não fazer download de todo tipo de app, no Android.
- Se desconfiar da ligação, evitar falar muitas palavras pelo telefone, a fim de que não gravem (TTS) e usem na atividade criminosa. Com os seus dados completos e sua voz, não há limite para a imaginação criminosa.
Novamente, com a troca do Chip Sim (SIM SWAP), com os dados completos em mãos, o hacker consegue se passar pela vítima. https://www.tecmundo.com.br/seguranca/141254-eua-processa-9-cibercriminosos-sim-swap-tecnica-moda-brasil.htm
Entenda com mais detalhes:
https://gizmodo.uol.com.br/sim-swap-tecnica-clona-whatsapp/
O pior de tudo isso é que o golpe se espalhou pelo Brasil. E o crime está compensando. Ainda mais quando é realizado por pessoa extremamente bem preparada e inteligente. O hacker, que consegue entrar em um celular e roubar as informações, é um gênio, pena que do crime. E acaba espalhando tristeza e dor entre àqueles que são vítimas desse ataque.
Infelizmente, no Brasil, a impunidade para este tipo de crime é visível. Por isso o negócio é prevenir, se conseguir. Porque fico imaginando o que aconteceria se essas pessoas inteligentes, que praticam o mal contra outras pessoas, usassem seus talentos para o bem da humanidade...
ARMANDO LUIS FRANCISCO
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>