Brasil,

Brasil atinge nova meta para diagnóstico do HIV, mas ainda precisa melhorar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O tema do Dezembro Vermelho deste ano é “HIV. É sobre viver, conviver e respeitar. Teste e trate. Previna-se” O tema do Dezembro Vermelho deste ano é “HIV. É sobre viver, conviver e respeitar. Teste e trate. Previna-se”

Crédito: Freepik

Infectologista comenta sobre a importância de campanhas de prevenção. Com evolução do tratamento, pessoas perderam o medo do contágio

Dados do Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e a aids (Unaids) divulgados no final de novembro indicam que o Brasil alcançou mais uma meta de eliminação da Aids como problema de saúde pública. Em 2023, o país diagnosticou 96% das pessoas estimadas de serem infectadas por HIV e não sabiam da condição sorológica. O percentual é calculado a partir da estimativa de pessoas vivendo com HIV. Segundo o Ministério da Saúde, o tema do Dezembro Vermelho deste ano é “HIV. É sobre viver, conviver e respeitar. Teste e trate. Previna-se”, o mês ganha essa cor para ressaltar a importância de se falar sobre a doença.

A infectologista Juliana Barreto, que atende no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia, comenta a relevância de se alcançar essas marcas. “O primeiro passo para o controle da doença é fazer o diagnóstico, especialmente em pessoas que não sabiam da condição. Quem tem vida sexual ativa, precisa fazer os exames de prevenção às doenças, as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e, dentre essas, o HIV”, destaca.

Contudo, a especialista ressalta que fazer mais campanhas poderia levar mais conscientização para as pessoas de que esta é uma doença que não tem cura e, portanto, é preciso continuar a ter hábitos de prevenção. “Hoje o HIV é muito negligenciado porque tem a PrEP, que é a profilaxia pré-exposição, e o tratamento. As pessoas perderem o medo de se contaminar e não usam mais preservativos, principalmente os jovens. Tanto é que aumentou o índice de outras doenças transmissíveis, além do HIV”, completa.

Tratamento

Juliana Barreto explica que atualmente o tratamento está bem evoluindo. “Hoje a gente sabe que se começar o tratamento rápido, feito um diagnóstico precoce, quase nunca evolui para AIDS. Qual é a diferença da AIDS para o HIV? A AIDS é a pessoa que tem o diagnóstico de HIV, mas já com diagnóstico de doença imunossupressora, as famosas doenças oportunistas, o paciente já tem outra doença associada”, ressalta. “Os tratamentos que são as terapias antirretrovirais contra o HIV hoje estão muito eficazes, praticamente sem eventos colaterais. Lembrando que o HIV é uma doença inflamatória crônica, quem tem o diagnóstico tem que fazer todo o acompanhamento para realmente prevenir qualquer tipo de infecção posterior”.

Sobre uma possível vacina para a doença, a infectologista salienta que não é tão simples. “A vacina contra a AIDS ainda é uma polêmica, um enigma, porque realmente ainda tem muitas pesquisas a serem feitas. O retrovírus, que é o vírus do HIV, ele é um vírus que desenvolve e muda o sequenciamento muito rápido, essa é a grande dificuldade de se fazer essa vacina. No entanto, hoje existem muitas formas de se prevenir e o tratamento antirretroviral é muito eficaz”, destaca a médica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar