Dia Mundial Contra Hepatites: testes gratuitos e conscientização na RMBH
Para colaborar com a data, a unidade de Nova Lima da Farmácia Artesanal oferecerá testes rápidos gratuitos para hepatites B e C, na segunda-feira, 29 de julho
O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é celebrado em 28 de julho. Uma data fundamental para aumentar a conscientização e reforçar a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento eficazes. As hepatites virais, incluindo os tipos A, B, C, D e E, afetam milhões de pessoas em todo o mundo, causando doenças hepáticas agudas e crônicas, que podem levar à cirrose e ao câncer de fígado.
Em sintonia com a data, a Farmácia Artesanal, unidade de Nova Lima (Alameda Oscar Niemeyer, 500 - Loja 01 Térreo - Vale do Sereno, Nova Lima - MG ), vai oferecer, no dia 29 de julho, segunda-feira, das 9h às 18h, testes gratuitos para hepatites B e C, de acordo com a disponibilidade de estoque da loja. Os testes são registrados e regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e cumprem todas as especificações para a triagem da doença. A ação contará ainda com aferição de pressão, degustação de produtos e desconto especial em produtos selecionados.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 300 milhões de pessoas vivem com hepatite B ou C em todo o mundo, e mais de 1,3 milhão de mortes anuais, cerca de 3,5 mil por dia, são atribuídas a essas infecções. No Brasil, o Ministério da Saúde relata que no período de 2000 a 2023, foram notificados mais de 785 mil casos de hepatites virais.
“Exames de sangue e testes rápidos ou laboratoriais, são as formas de diagnóstico da doença. Porém, muitos portadores de hepatite desconhecem sua condição, aumentando o risco de transmissão e complicando os esforços de controle da doença. A falta de conscientização também é uma barreira significativa”, alerta a farmacêutica Karine Nereu.
Nos últimos anos, avanços notáveis têm sido feitos na luta contra as hepatites virais. A introdução de tratamentos antivirais de ação direta (DAAs) revolucionou o tratamento da hepatite C, oferecendo taxas de cura superiores a 95%. Além disso, vacinas eficazes para hepatite A e B estão amplamente disponíveis, proporcionando uma ferramenta vital para a prevenção dessas infecções.
Os avanços nos tratamentos têm melhorado significativamente as taxas de cura e a qualidade de vida dos pacientes, mas a prevenção e o diagnóstico precoce continuam sendo fundamentais. “Para alcançar a meta da OMS de eliminar as hepatites virais até 2030, é crucial intensificar os esforços de conscientização, ampliar o acesso a testes e tratamentos, e combater o estigma associado à doença. Campanhas de educação pública, programas de vacinação e parcerias são essenciais para alcançar essas metas”, destaca a farmacêutica.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>