Congresso Brasileiro de Urologia apresenta novidades e estudos sobre os efeitos da Covid-19 na função sexual e urinária
Evento on-line e presencial em Brasília reunirá cerca de 2.500 pessoas e terá 86 palestrantes internacionais e mais de 350 nacionais
Novidades no tratamento do câncer urológico, da hiperplasia benigna da próstata e da bexiga hiperativa, novos marcadores genéticos, os efeitos da Covid-19 sobre a função sexual e urinária e nova técnica de reconstrução peniana são alguns dos destaques da programação do 38º Congresso Brasileiro de Urologia, o maior evento da especialidade na América Latina e o primeiro da especialidade no mundo a acontecer também no formato presencial desde o início da pandemia. O evento, que ocorre de 12 a 15 de dezembro, será híbrido, com palestras ao vivo no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, e transmissão on-line.
“Esse Congresso está com um nível científico muito alto. Temos um recorde de palestrantes estrangeiros. O formato on-line facilitou a maior participação de expoentes da Urologia. Os principais nomes brasileiros estarão lá presencialmente para essa troca. Os cursos ficarão disponíveis on-line também, o que facilita o aprendizado, pois você pode assisti-lo novamente. Nossa perspectiva é reunir presencial e on-line cerca de 2.500 pessoas”, avalia o presidente da Comissão Científica do CBU 2021, Dr. Lucas Nogueira. O evento terá 86 palestrantes internacionais e mais de 350 nacionais.
A pandemia da Covid-19 terá destaque no evento na abordagem de seu impacto no sistema reprodutor e miccional. O urologista americano Dr. Arthur Burnett, da Johns Hopkins, vai falar sobre o impacto da pandemia de coronavírus sobre os hormônios e sobre a sexualidade. E o urologista Dr. Ranjith Ramasamy, da Universidade de Miami, discorrerá sobre o impacto da pandemia sobre a fertilidade masculina. Também haverá a apresentação de 16 estudos inéditos sobre a Covid-19 na seção de Apresentação de Temas Livres, entre eles: Covid-19 está também associada a problemas urinários que impactam qualidade de vida e Síndrome pós-Covid é associada à disfunção sexual feminina.
“O CBU é o terceiro maior congresso da especialidade no mundo e está sendo o primeiro da especialidade desse porte também presencial. Vamos discutir as principais novidades em uro-oncologia, disfunção erétil, infertilidade, urologia pediátrica, incontinência urinária, entre outros assuntos”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Prof. Antonio Carlos Lima Pompeo. A SBU organiza o encontro a cada dois anos.
Na cerimônia de abertura, no domingo, dia 12, às 19h, haverá a assinatura da nova Política de Saúde do Homem do Ministério da Saúde pelo ministro Marcelo Queiroga.
1º Fórum de Saúde do Homem com Ministério da Saúde, CFM e SBU
No dia 14 de dezembro será realizado o 1º Fórum de Saúde do Homem, parceria entre a SBU, o Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina. O evento será em formato on-line das 8h às 18h e tem como objetivo alcançar os profissionais de saúde da área básica e a sociedade de forma geral, visto que as ações propostas desde 2009 para a saúde do homem ainda não alcançaram o objetivo final, como mudanças de indicadores de saúde e principalmente na qualidade e expectativa de vida dos homens no Brasil. O Fórum vai debater as doenças do homem, os tumores mais prevalentes, a saúde mental, a saúde do adolescente, do idoso e o acesso e acolhimento do homem ao SUS. A programação: https://portaldaurologia.org.br/medicos/wp-content/uploads/2021/11/Programacao-Forum-de-Saude-do-Homem.pdf
O evento contará com Tutoriais, cursos teóricos, cirurgias ao vivo no Hospital da Criança de Brasília e no DF Star, workshop, simpósios satélites e apresentação de trabalhos, além das palestras em plenária.
Ainda durante o CBU 2021 haverá plenárias internacionais da Confederação Americana de Urologia (CAU), da Sociedade Internacional de Medicina Sexual (ISSM), da Sociedade Internacional de Urologia (SIU), da Associação Europeia de Urologia (EAU), da Associação Americana de Urologia (AUA), da Sociedade Internacional de Neurourologia (INUS) e da Sociedade Internacional de Continência (ICS).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>