Covid afetou a fertilidade?
Uma recente pesquisa da USP, divulgada no início de setembro, mostrou que a Covid pode afetar os testículos e a qualidade dos espermatozóides, mas a Dra Adriana de Góes, ginecologista e especialista em reprodução humana, explica que - na maioria dos casos - o efeito é transitório e deve melhorar em pouco mais de seis meses. A especialista alerta ainda que é preciso ficar de olho e fazer exames períodicos para acompanhar a evolução do caso.
A Dra Adriana pode explicar melhor como e porque a Covid afeta a fertilidade masculina, se também ocorre com as mulheres e o tratamento para quem sofrer a sequela.
Fonte: Formada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a Dra. Adriana de Góes é referência em reprodução humana e especialista em fertilização in vitro, inseminação artificial e trombofilias. Mestre em Ginecologia Obstetrícia e Doutora na área de Tocoginecologia, pela Unicamp, a profissional tem cursos e experiência internacional, inclusive na IVI Foundation and IVI Clinic, em Valência, na Espanha. Além disso, faz parte da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, da Sociedade Americana de Imunologia da Reprodução e da Sociedade Americana e Europeia de Reprodução Assistida. É autora de quatro livros sobre o tema, com o mais recente, Infertilidade e Gravidez - tudo o que você precisa saber sobre reprodução humana assistida, tendo sido lançado em agosto deste ano.
Links: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/andr.12896
http://www.iea.usp.br/noticias/sars-cov-2-afeta-testiculos-reduzindo-hormonios-e-qualidade-dos-espermatozoides-apontam-estudos
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>