Outubro Rosa: São Judas promove ação de Prevenção ao câncer de mama
Iniciativa da Liga das Atléticas da Universidade, faz alerta para importância da autoestima no tratamento da doença
Outubro é o mês dedicado à campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. O assunto é importante e requer toda nossa atenção. Todos os anos milhares de mulheres brasileiras sofrem com a doença que registrou 59.700 novos casos em 2019, segundo O Instituto Nacional do Câncer (INCA). Pouco se fala, mas manter a autoestima elevada pode fazer toda diferença durante o tratamento. Pensando nisso, a Universidade São Judas, que integra o Ecossistema Ânima, através da Atlética de Comunicação Social e Artes, lança a campanha Outubro Rosa: de resgate da autoestima de mulheres que estão passando por este grande desafio. Para quem tiver mais interesse sobre as ações, basta acompanhar pelas redes sociais através do perfil @acsasj.
Com objetivo de promover a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero, por conta da pandemia, a ação foi adaptada para a plataforma online, é o que afirma Carolina Fernanda, estudante de Jornalismo da São Judas. “A nossa atlética acredita que a vontade de fazer o bem e trazer visibilidade para causas importantes devem ser sempre maiores que qualquer empecilho. Por este motivo, nos vimos na obrigação de adaptamos a nossa ação para que mesmo diante do cenário pandêmico no qual vivemos, a nossa ação não perdesse seu objetivo.
Em parceria com a Hinode, mulheres diagnosticadas com câncer receberão kits com produtos de maquiagem e cuidados com a pele para exaltar sua beleza. Enquanto utilizam os presentes e fazem a própria maquiagem, elas vão gravar depoimentos contando suas histórias de vida e como o processo de tratamento acontece, relatando as dificuldades e o entusiasmo em viver.
Para reitoria da São Judas, Mônica Orcioli, a iniciativa da Atlética gera forte impacto na sociedade ao abordar um tema delicado de forma humanizada. “Fico mais do que orgulhosa da Atlética de Comunicação Social e Artes estar unida pensando no impacto que vai trazer para sociedade. A educação é mais do que só conteúdo didático. A vivência que os alunos têm na Universidade os fortalece dando capacitação socioemocional, que é tão importante quanto a didática. Eles são os líderes do futuro. É importante que eles tenham esse tipo de iniciativa desde o início da jornada acadêmica e profissional. A São Judas incentiva e vai continuar incentivando essas ações que ajudam a enobrecer a instituição e todas as pessoas que fazem parte dela”, ressalta Orcioli.
Em edições anteriores da campanha a São Judas montou salões de beleza nos campus Mooca, Butantã e Paulista, com apoio da L’Oréal, para realizar cortes de cabelos gratuitamente. As mechas arrecadadas foram doadas ao Instituto Amor em Mechas para produção de perucas destinadas a mulheres vítimas do câncer de mama. As duas edições da campanha tiveram grande adesão por parte da população que se solidarizou e participou. Em 2018 foram doadas cerca de 400 mechas de cabelo e no ano seguinte o número mais que dobrou e chegou a 1000 doações.
Sobre a São Judas
A São Judas, que integra o Ecossistema Ânima, é a segunda melhor universidade privada do estado de São Paulo, segundo o Ministério de Educação (MEC), com nota 4 de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). Com aproximadamente 37 mil alunos, 11 unidades localizadas na Capital e Grande São Paulo e mais de 80 cursos, a instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>