Médicos recomendam a gestantes cuidados com COVID-19
Apesar de os dados sobre os efeitos do coronavírus sobre as gestantes ainda serem limitados, especialistas da área da saúde recomendam cuidados redobrados ao grupo, mais suscetível a complicações decorrentes de doenças infecciosas. Ainda não há relatos de mortes de grávidas por causa do COVID-19, mas a imunidade do organismo se fragiliza durante a gestação, o que pode aumentar as chances do agravamento do quadro clínico em casos de infecção, suspeita o chefe de obstetrícia da Perinatal, Dr. Renato Sá. “As mulheres grávidas têm quase 3,5 vezes mais chances de acabarem no hospital devido à gripe do que as mulheres não grávidas”, alerta o especialista.
A imunização contra infecções para as quais existem vacinas disponíveis é um método comprovadamente seguro e eficaz de aumentar os níveis de anticorpos durante a gravidez. As gestantes devem evitar contato com pessoas afetadas por doenças respiratórias agudas. Pessoas que se relacionam com mulheres grávidas devem adotar medidas de etiqueta respiratória, como tossir sobre a dobra do cotovelo e usar lenços de papel com descarte adequado.
Não há relatos de transmissão da mãe para o bebê. A comunidade médica desconhece possíveis efeitos da contração do vírus sobre o feto e recomenda que se busque orientação de um pediatra em caso de suspeitas. Sá ressalta a necessidade de garantir às gestantes as melhores e mais ágeis condições medicas e sanitárias possíveis.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>