Um inovador da cirurgia
O artista visual austríaco Adelbert Seligmann, em 1890, pintou ‘Billroth operando no Allgemeines Krankenhaus em Viena’. A obra, exposta na Osterreichische Galerie, Viena, traz elementos inovadores do célebre cirurgião, como o uso de roupas brancas e limpas daqueles que operam.
Um dos maiores cirurgiões germânicos na história da medicina, Christian Albert Theodor Billroth (1829 -1894) é um dos pioneiros da cirurgia abdominal. Além de ter exercido a medicina em Zurique e Viena, era um exímio violinista, tendo sido amigo do compositor Brahms.
Dentre suas principais cirurgias destacam-se: as cirurgias da vesícula e das vias biliares, as técnicas de retirada do estômago que levam o seu nome (Billroth I e Billroth II), a laringectomia total e a cirurgia das glândulas salivares. Teve ainda papel importante no início da cirurgia da glândula tireoide.
Vale a pena registrar um de seus pensamentos de grande atualidade: “Você deve operar somente se tiver alguma chance de sucesso. Operar sem essa esperança significa prostituir esta magnífica arte e ciência da cirurgia e torná-la suspeita de profanos e colegas. Mas como as chances de sucesso podem ser medidas? Com um estudo incansável de nossa ciência, com críticas severas às nossas observações e às de outros, com a pesquisa mais acurada em cada caso particular e a avaliação crítica de nossos experimentos”. Quanta sabedoria!
Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>