Melão de São Caetano
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Artigo Jornalistico, com referencias diversas, pesquisas feitas através do G o o g l e- Data 03/03/2004
- SEGS.com.br - Categoria: Mais Saúde
- Imprimir
Melão-de-São-Caetano
(Momordica Charantia)
Estudos científicos publicados nos últimos 10 anos mostram que o Melão de São Caetano ou Melão Amargo, apresenta propriedades anti-tumorais e anti-cancerígenas e muitas pesquisas tem sido realizadas a respeito de suas atividades antivirais e no HIV.
O Melão pode ser usado contra todas as doenças de pele, tais como eczemas, acne e doenças por fungos.
É ótimo coadjuvante para os diabéticos, pois tem propriedades hipoglicêmicas, reduzindo o índice de glicose no sangue.
Contém duas vezes a quantidade de potássio de uma banana e também é rico em vitaminas A e C, além dos seguintes compostos químicos:
5-hidroxitriptmamina (serotonina), ácido linoleíco, licopeno, zeaxantina e lanoesterol todos possuindo referências sobre atividade anti-cancerígena ou na prevenção do câncer. O Melão Amargo contém também a substância criptoxantina, que tem propriedades antimutagênicas.
Melão-de-São-Caetano é um cipó herbáceo da família das Curcubitáceas, muito comum nas cercas vivas dos terrenos abandonados ou margeando as casas de roça do interior. Recebe também os nomes: Erva-de-lavadeira, Melãozinho, Fruta-de-negro, Erva-de-São-Vicente e Fruta-de-cobra. Dá frutos cor de ouro com espinhos moles na superfície, que, quando maduros, se abrem espontaneamente em três partes, mostrando no interior as sementes avermelhadas, comestíveis, muito concorridas pelos passarinhos e por crianças, que as chamam de Boizinho. Seu nome científico é Momordica charantia.
As flores são solitárias, possuem cinco pétalas amarelo-pálidas ou quase brancas, de textura fina e muito delicada. Embora de origem africana, a planta se encontra hoje disseminada por todo o mundo. Ela foi trazida da África ao Brasil pelos escravos, que usavam sua infusão contra febres e em banhos para facilitar os partos. Os primeiros escravos que chegaram ao Brasil tomaram o destino da região aurífera de Minas Gerais, em especial Ouro Preto e Mariana. Trouxeram eles as primeiras sementes e as plantaram ao redor de uma capelinha existente nas proximidades de Mariana. As sementes germinaram e a planta cresceu e frutificou. O padroeiro da capela era São Caetano, e os frutos eram parecidos com um pequeno melão. Em virtude disso, batizaram definitivamente não só o fruto, como toda a planta, de Melão-de-São-Caetano.
Sopa de Melão Amargo com costela de porco
Ingredientes: (para 2 porções)
4 copos de água
4 pedaços mais ou menos quadrados, de costela de porco ( de aprox. 6 cm)
2 colheres de molho de soja
1 pimenta dedo de moça fatiada em rodelinhas (sem as sementes)
1 cravo-da-índia
1 dente de alho
1 melão amargo
1 colher de zeite
1 folha de louro
1 pitada de açafrão da terra
sal à gosto
PREPARO:
Corte o melão amargo ao meio, transversalmente e depois em pedaços de uns 6 cm. Remova as sementes e a parte branca.
Refogue bem a costela de porco com o azeite e o louro. Adicione a água e os demais ingredientes e cozinhe em fogo médio. Você pode necessitar adicionar a água de tempo em tempo. Adicionar mais molho de soja, se necessário.
Tempo de cozimento aproximado: 1 hora ou até o melão amargo ficar macio ao ponto de corte com uma colher.
Esta sopa é maravilhosa em noites frias do inverno. Tem um gosto amargo ligeiro.
{jcomments off}
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>