Programa de Trainee Arco apresenta alto índice de engajamento e modelo de aprendizagem nas etapas seletivas
Remoto pela primeira vez, o programa que teve mais de 36 mil candidatos, terá 1,3 mil classificados para a etapa de Business Case e conta com 80% de engajamento dos participantes
Com mais de 36 mil inscritos, a décima edição do Programa de Trainee Arco, promovido pela startup unicórnio da área da Educação, chega às etapas finais com alto índice de engajamento e 1,3 mil classificados para a etapa de Business Case, anterior a dinâmica online. A proposta inicial previa que os finalistas participassem de uma grande imersão presencial, mas o modelo precisou ser revisto para preservar a saúde e bem-estar dos candidatos diante do prolongamento da pandemia causada pelo novo coronavírus.
A mudança nos planos, de acordo com Maíra Ary Wandscheer, gerente de Gente&Gestão da Arco, já foi informada aos participantes aprovados para a próxima etapa e não deve alterar o engajamento mostrado pelos candidatos na etapa anterior, de 80%, número surpreendente para este tipo de processo. “Os números indicam que a manutenção do programa neste ano, mesmo com a pandemia, tem se mostrado uma decisão acertada”, afirma. “A adesão e o engajamento na participação das provas e entregas de tarefas têm sido maiores do que o esperado, um indicativo de que os jovens querem trabalhar e veem a Arco como uma referência em marca empregadora”.
Outros dados divulgados pela empresa mostram um pouco mais sobre o processo e o perfil dos candidatos que estão participando do processo seletivo. Com inscrições abertas em todo o Brasil para seleção de profissionais para atuação em quatro capitais, os finalistas de São Paulo correspondem a 20%, seguidos por candidatos de Rio de Janeiro e Fortaleza, com 6% cada.
Processo seletivo direcionado para promover aprendizagem aos participantes
Nesta edição, a Arco procura promover uma experiência de desenvolvimento de forma remota para o candidato, com etapas tradicionais substituídas por soluções assertivas e personalizadas, sempre apresentando uma formação antes de cada entrega solicitada. As provas de lógica e gramática, por exemplo, são substituídas por casos reais do negócio, com resoluções em áudio, o que amplia as competências que podem ser analisadas. O foco está em aproximar o candidato dos desafios comuns na rotina da empresa, com uma avaliação da criatividade, da habilidade de buscar alternativas, da capacidade de solucionar problemas e a da resiliência.
Para isso, tem implementado desde o início do programa uma comunicação diversificada, utilizando-se dos mais diferentes canais, de textos e vídeos, a webinares e um número exclusivo de WhatsApp para esclarecimento de dúvidas. A etapa de áudio, além de avaliar as competências, também possibilitou garantir a neutralidade na avaliação dos candidatos, promovendo inclusão e diversidade. Os arquivos de áudio são abertos pelos recrutadores com uma ferramenta que distorce a voz do candidato. Desta forma, não é possível identificar gênero ou tom de pele de nenhum candidato, eliminando qualquer possibilidade de uma seleção enviesada, mesmo que inconscientemente.
A partir de agora, as próximas etapas são dinâmicas online e entrevistas, até a seleção dos futuros trainees da companhia. Cada participante aprovado no processo terá um mentor (liderança) e um padrinho ou madrinha para dar suporte à sua jornada de trabalho, a partir de outubro.
Sobre Arco
Arco, primeira startup brasileira de educação e tecnologia a abrir capital na Nasdaq, tem como missão transformar a forma como os estudantes aprendem, promovendo e escalando educação de excelência. Arco desenvolve soluções focadas em todos os segmentos do ensino básico, da educação infantil ao ensino médio, e atende mais de 1,3 milhão de alunos e 5 mil escolas privadas em todo o país.
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