Em meio à pandemia, Startup faz novas contratações
Novos colaboradores da ClassApp são da área de tecnologia e comercial e, assim como o restante do time, estão trabalhando em home office
Desde que teve início o distanciamento social no Brasil, a ClassApp, líder no mercado de aplicativo em comunicação escolar, realizou quatro novas contratações. Os colaboradores são da área de tecnologia e comercial e, assim como o restante do time, estão trabalhando em home office.
Com o avanço do coronavírus no país, as novas admissões ocorrem na contramão do atual cenário enfrentado por diversas empresas, que adotaram as demissões e/ou corte de salários para tentar driblar a crise econômica durante a pandemia. Em pouco mais de 30 dias, foram admitidos três profissionais da área de tecnologia, sendo um da área de qualidade de software e dois desenvolvedores, e mais uma pessoa para atuar no comercial.
Assim que teve início a quarentena, a startup (que já estava em home office uma semana antes de ser decretada pelo Estado de São Paulo) reuniu o time remotamente e planejou as melhores estratégias para superar os desafios que surgiriam com o isolamento social. Foi, então, que a empresa recorreu ao fortalecimento da unidade, ao otimismo e a criatividade. Esses foram os pilares que nortearam os trabalhos, permitindo até mesmo ampliar o quadro de colaboradores.
Para Vahid Sherafat, Cofundador e CEO da ClassApp e do Escolas Exponenciais, optar por demissões e corte de salários pode trazer consequências negativas a médio e longo prazo. “Essa ação gera um ciclo vicioso de aprofundamento da crise por consequência da descapitalização de uma parcela maior da população. E também da contaminação de um segmento da indústria para outro inicialmente pouco afetado, como um efeito dominó. Vale lembrar, entretanto, que a maioria dos empresários não tomaria essa decisão por afinidade e, sim, por desespero ou falta de uma estratégia temporária para atravessar esse momento, sem realizar as perigosas demissões”, reflete.
De acordo com Sherafat, realizar ajustes no tamanho da equipe da empresa pode ser necessário em algum momento. Entretanto, o CEO acredita que se grande parte dos empreendedores partirem para essa estratégia, pode ocorrer um efeito reverso. “A consequência poderá ser uma profunda crise econômica e falência do governo e de outras instituições fundamentais da economia”, afirma.
Para sobreviver ao novo período desafiador, Sherafat ressalta que cabe aos líderes dessas empresas, neste momento, uma missão maior do que olhar apenas para a própria organização. “Neste momento não temos tempo para lamentar, reclamar ou buscar por culpados. Nem sentar passivamente e aguardar até que a crise acabe. Precisaremos de colaboração, inteligência, agilidade e compaixão para repensar o atual curso que nossas organizações seguiam”, ressalta.
Sobre a ClassApp
Fundada em 2014, a ClassApp é líder no mercado em comunicação escolar, atendendo mais de 600 escolas particulares de todo país, o que significa impactar a rotina de cerca de 500 mil usuários. A empresa desenvolveu um aplicativo homônimo, semelhante ao WhatsApp, que cria uma rede de comunicação privada, exclusiva e gerenciável para as escolas, com objetivo de aproximar os pais e responsáveis da vida acadêmica de seus filhos.
Por meio do aplicativo, as instituições de ensino podem compartilhar, em tempo real, comunicados gerais (como eventos e reuniões), além de mensagens específicas de cada aluno ou turma e enviá-las diretamente aos pais, estudantes, professores ou equipe. As famílias também podem interagir com qualquer departamento da escola através da ferramenta.
A ClassApp possui aproximadamente 50 funcionários e tem sedes em Limeira e Campinas, ambas no interior de São Paulo. Internacionalmente, sua solução está presente em escolas japonesas e já foi testada na Noruega, Emirados Árabes, Dinamarca e Canadá.
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