Após grande instabilidade, turismo promete retomada significativa em 2023
Startups estão de olho na movimentação do início do ano e com expectativa de aumento na busca por passeio e hospedagem
O setor do turismo foi um dos que mais sofreu com a pandemia e um dos últimos mercados a ter uma retomada significativa. Mas, a demanda reprimida por viagens deve fazer com que o segmento volte a atingir um nível de estabilidade e alcançar o faturamento pré-pandemia no início de 2023, de acordo com o Sebrae.
E é diante desse cenário que as companhias precisam estar atentas às novidades do mercado e as demandas dos turistas. A Nosso Mangue, startup que promove turismo de experiência em Alagoas com o objetivo de recuperação e preservação dos manguezais, por exemplo, está de olho na ampliação do mercado de crédito de carbono.
“Além do turismo de experiência e vivência crescer muito nos últimos anos, percebemos um aumento na demanda por causas ambientais, principalmente por uma grande preocupação das novas gerações”, explica Mayris Nascimento, CEO da Nossa Mangue. Para o primeiro semestre de 2023, a empresa, que está em processo de aceleração pelo BNDES Garagem, espera ter um aumento de 25% na procura dos passeios.
Como todo o ecossistema do turismo promete uma retomada significativa no próximo ano, o mercado imobiliário também será positivamente impactado, como é o caso da MyDoor, startup de residências de alto padrão com serviços de hospitalidade recém chegada ao mercado imobiliário brasileiro. A proptech possibilita a venda de casas de alto padrão no interior e no litoral paulista por uma fração do valor tradicional. A ideia é facilitar a coparticipação na compra do segundo imóvel - que normalmente não pode ser financiado em bancos tradicionais -, com cotas a partir de R$ 185 mil.
O mercado de imóveis de luxo e alto padrão cresceram 14% em abril deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com um estudo da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) em parceria com a Brain Inteligência Estratégica. Ainda conforme a pesquisa, o aumento deste segmento deve ser de 53% em 2022.
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