Reservas de voos começam a voltar a níveis pré-pandemia e Turquia retoma força entre turistas brasileiros
País vislumbra retomada do turismo comparável ao período anterior a pandemia de Covid-19 e prevê forte crescimento do setor nos próximos anos
A Turquia é tradicionalmente um país de forte apelo turístico. Antes da pandemia, quando o turismo mundial foi fortemente atingido, o país ocupava a sexta posição entre os que mais recebiam turistas de outras partes do mundo. Em 2018 foram aproximadamente 46 milhões de turistas no país, um crescimento de 22% em relação ao ano anterior. Esse foi o maior crescimento registrado entre os destinos mais procurados do mundo, segundo relatório da World Tourism Organization (UNWTO).
E ao que tudo parece, essa força está voltando. O mais recente relatório de impacto econômico do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, sigla em inglês), divulgado na última semana, revelou que o PIB de viagens e turismo do país deverá crescer a uma taxa média de 5,5% ao ano na próxima década, mais que o dobro da taxa de crescimento de 2,5% da economia geral do país.
Os dados mais recentes do ForwardKeys, parceiro do WTTC, mostram que as reservas de voos já estão ultrapassando os níveis pré-pandemia, com as reservas do Reino Unido subindo 101%. Outros mercados também estão superando 2019, com reservas dos EUA, Canadá e Irlanda subindo 57%, 28%e 18%, respectivamente.
"O futuro parece brilhante para o setor de viagens e turismo da Turquia, com sua contribuição para o PIB definida para superar a economia nacional nos próximos 10 anos, criando cerca de 750 mil novos empregos", afirma Julia Simpson, CEO do WTTC. "Antes da pandemia, a economia da Turquia era altamente dependente do turismo internacional, então sua recuperação é fundamental tanto para a economia quanto para os empregos". disse.
Esse reflexo também pode ser sentido entre os turistas brasileiros. De acordo com a diretora da agência de turismo online Excursy, Anna Carolina Caro, “os pacotes de turismo para a Turquia já estavam entre os mais procurados na agência desde o início da reabertura, e com a liberação de medidas sanitárias mais duras, como a quarentena ao chegar no país, a procura aumentou bastante”.
Entre os brasileiros, a Turquia é também um caso antigo de sucesso. Nos dez primeiros meses de 2018, no período pré-pandemia, o número de turistas brasileiros havia crescido 58% em relação ao mesmo período de 2017, chegando a aproximadamente 65 mil visitantes brasileiros entre janeiro e outubro. “O país tem lugares incríveis para se conhecer como a Capadócia e seus passeios de balão; tem muita história em Istambul devido às diversas conquistas de diferentes civilizações ao longo da história; e ainda atrações religiosas como as Igrejas do Apocalipse. Não é por acaso que a Turquia está entre os destinos mais procurados do mundo”, reforça Anna Carolina.
A Excursy é uma operadora de turismo online especializada em oferecer pacotes para Israel, Egito, Emirados Árabes, Grécia, Jordânia, Turquia, Líbano, Marrocos e Santuários Europeus. Criada a partir da experiência adquirida com as caravanas da Terra Santa Viagens, a Excursy oferece opções de viagem para passageiros que buscam o mesmo atendimento e segurança sem precisar fazer parte das caravanas. Tudo isso com a mesma garantia de qualidade no serviço prestado, com hotéis, tours e transporte de qualidade, com fornecedores locais confiáveis e assessoria do Brasil feita por quem trabalha há mais de 10 anos com viagens para esses destinos. O site da Excursy também conta com um blog com atualização permanente com orientações de viagem e dicas sobre o que fazer nos principais destinos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>