Cinco mitos e verdades sobre hospedagem de sites
Ainda é comum que brasileiros desconfiem de serviços online: país ocupa a 36ª posição no ranking global de inclusão digital
Hospedagem é o local online onde é guardado um site, possibilitando que uma grande quantidade de informações e arquivos sejam armazenadas em um só lugar. ‘’O site é o principal cartão de visita da empresa na internet, ele possibilita mais visibilidade e alcance, além de novas oportunidades de negócios. Nesse sentido, da criação à administração, a hospedagem abarca todas as aplicações necessárias para botar um site no ar, mantê-lo funcionando e trazendo resultados’’, afirma Robledo Ribeiro, CEO e fundador da HostGator no Brasil, multinacional de hospedagem de sites.
Em 2021, uma pesquisa da The Economist e do Facebook mostrou que o Brasil ocupa a 36ª posição no ranking global de inclusão digital. A lista avalia o acesso de um país à internet considerando disponibilidade, preços, relevância e capacidade de uso das pessoas, que mede o nível de educação e preparação para usar a Internet. Pensando nisso, Robledo Ribeiro selecionou os principais mitos e verdades sobre hospedagem de sites para ampliar o acesso a informações sobre o tema. Confira:
Um site reforça ainda mais a autoridade de uma pequena empresa
Verdade. Segundo levantamento realizado pela plataforma de hospedagem de sites HostGator, com mais de 5 mil empresas, mais de 50% delas passaram a investir no meio digital durante a pandemia. Desses, mais de 60% perceberam aumento nas vendas. Ainda no levantamento é possível verificar tendências para o setor: mais de 60% dos participantes da pesquisa pretendem aumentar o investimento no formato digital e apenas 7% planejam diminuir. “A presença digital permite que as empresas possam garantir cada vez mais clientes, uma vez que é possível trabalhar diversas estratégias digitais paralelas e atingir uma quantidade muito maior de pessoas, por não haver limites materiais. Hoje, uma pessoa pode ir buscar informações sobre um produto, ver o catálogo e portfólio da marca e até mesmo depois ir comprar na loja física — integrando o ambiente online no aumento de autoridade”, reforça Robledo.
Quanto mais cara a hospedagem, melhor ela vai ser
Mito. O que vai definir a qualidade da hospedagem escolhida são os recursos que o empreendedor precisa que ela tenha. Dependendo do porte do site, o recomendado é que se invista o valor adequado ao mesmo. Para descobrir qual a melhor hospedagem para cada caso, é necessário fazer uma avaliação de como será o início das atividades do negócio, qual público se gostaria de atingir, entre outras características. Não necessariamente o produto mais caro do mercado será o melhor para o projeto. Existem, sim, hospedagens gratuitas disponíveis atualmente, mas elas são mais recomendadas para testes ou para aprendizados.
Só desenvolvedores profissionais são capazes de fazer um site que funcione
Mito. Hoje existem diversas plataformas que permitem aos usuários criar sites, tanto web como mobile, sem necessidade de conhecimento prévio em programação ou design. De maneira simples, elas permitem que o usuário personalize a página como quiser, oferecendo centenas de temas, um banco de imagens gratuito e um painel de edição “arrasta-e-solta” intuitivo e fácil de usar.
É preciso estudar bem o tipo de hospedagem antes de adquirir uma
Verdade. É importante lembrar que empresas diferentes devem ter estratégias diferentes e o mundo digital não fica fora dessa dinâmica. O que funciona para um tipo de negócio pode não funcionar para outro, mesmo que muitos empreendedores iniciantes acabem adotando determinados caminhos só porque outras empresas os estão fazendo.
Ter um domínio quer dizer ter um site
Mito. O domínio é o endereço de um site na internet, uma parte importante para construir a identidade e a presença na web. Registrá-lo é o primeiro passo para garantir uma presença online, mas não significa que é a única ação necessária. Após o registro do domínio, vem o momento de escolher onde ficarão armazenados os arquivos do seu site, o banco de dados, as imagens, o serviço de e-mail que será utilizado e todas as outras características relacionadas ao projeto. Se traçarmos um comparativo, o domínio pode ser representado por um endereço, como “Rua João Augusto, nº 35”, enquanto a hospedagem é o espaço físico em si.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>