Como luxuoso hotel português se reinventou na pandemia
Com a diminuição nas restrições de viagem e o retono gradual do turismo, um cenário animador vai se pintando para o setor que tanto resistiu nos últimos dois anos. A melhora na situação permite também um olhar mais distanciado e um balanço do que esse período ensinou. Para Susana Martins, Diretora de Vendas e Marketing do Corinthia Hotel Lisbon, um dos mais badalados da capital portuguesa, se destacam entre os aprendizados a utilização mais intensa da tecnologia, o fortalecimento do olhar para os clientes domésticos e a oportunidade melhorar o produto.
“As perdas foram bastante acentuadas, principalmente em termos de receita, já que a nossa indústria foi uma das mais atingidas e bastante penalizadas”, Martins ressalta, afinal os prejuízos causados pelo período são inegáveis e não devem ser esquecidos. “Mas como em tudo na vida, com as grandes dificuldades surgem também oportunidades”, ela afirma, e menciona, primeiramente, o importante olhar para novos mercados, principalmente o interno: “Nos dedicamos a melhorar muito a oferta gastronômica, por exemplo. Os nossos restaurantes Erva e Soul Garden passaram a fazer muito sucesso entre os clientes lisboetas, conquistando um novo e fiel público. Passamos inclusive a servir para fora, em esquema take away, algo que antes da pandemia não era muito comum”.
Sobre mudanças pemanentes causadas pelo período no Corinthia Hotel Lisbon, Martins ressalta questões de organização interna e o modo de trabalho da equipe do hotel. “Nós já tínhamos tecologia à nossa disposição, mas não utilizavamos com regularidade, como para fazer reuniões virtuais. O investimento nesses recursos certamente nos tornou mais eficientes.” Além disso, ela diz que “O trabalho em equipe e a interajuda entre os vários departamentos do hotel foi fortalecida, o que é muito positivo e ficará para sempre.”
“Também utilizamos esse tempo para rever e simplificar processos, e para melhorar o produto”, ela afirma dando destaque especial às suítes executive, que passará a se chamar Lisbon, e Maritime. Ambas foram renovadas no final de 2019, mas, com a pandemia, é nos últimos tempos que estão ganhando o coração dos clientes. A primeira tem 58 m², com direito a sala de estar, espaço para refeições e dois banheiros. Espaçosa, com janela enorme e banheiro em mármore, inclui também check-in e check-out privados, acesso gratuito ao circuito de hidroterapia do hotel, que inclui sauna e banho turco, além de canapés e bebidas servidos ao longo do dia.
Já a Maritime é uma joia marcada por suaves tons de azul ao longo de todos os seus 96 m². Ela inclui sala com áreas de estar e de jantar, escritório, dois banheiros, closet espaçoso e uma vista panorâmica do monumental Aqueduto das Águas Livres. Relaxar na banheira olhando pra cidade de Lisboa, beber um vinho na charmosa sala ou simplesmente relaxar na cama enorme, transmitindo o que der vontade na smart TV, são só algumas das experiências luxuosas e inesquecíveis que os clientes podem viver por lá.
As suítes são dois exemplos do que o Corinthia Hotel Lisbon tem de melhor e espera oferecer para cada vez mais hóspedes. No que diz respeito a 2022, Martins diz que, mesmo com a variante Ômicron prejudicando um pouco as previsões feitas para o início do ano, as expectativas são muito positivas. “Começamos a ver o número de reservas a aumentar e esperamos que muito em breve o turismo possa regressar à normalidade. O mercado brasileiro é um dos nossos principais e nossa expectativa é de que os clientes estejam presentes com mais força a partir do segundo trimestre.”
Fazendo um balanço dos últimos dois anos, Martins conclui dizendo que “Aprendemos (ou melhor, fomos relembrados) de que nada é garantido e de que precisamos nos adaptar constantemente às circunstâncias - sejam elas uma pandemia, a evolução da tecnologia, as mudanças climáticas, etc - para podermos vencer. Confirmamos também que os nossos clientes e o nosso pessoal são o nosso bem mais valioso e que é muito importante nutrir estes relacionamentos e proporcionar momentos memoráveis.”
Grupo Corinthia Hotels
A cadeia de hotéis cinco estrelas Corinthia foi fundada pela família Pisani, originária de Malta, tendo permanecido fiel às suas origens como um negócio familiar movido pela devoção, pelo cuidado e pela qualidade de cada detalhe dos serviços. Para além do moderno Corinthia Hotel Lisbon, na capital portuguesa, o portfólio Corinthia inclui o Corinthia Hotel Budapest, na Hungria, o Corinthia Hotel Prague, na República Checa, o Corinthia Hotel St. Petersburg, na Rússia, o Corinthia Palace Hotel & Spa, em Malta, o Corinthia Hotel St George’s Bay, em Malta, o Corinthia Hotel Tripoli, na Líbia, o Corinthia Hotel London, na Inglaterra, e o Corinthia Khartoum, no Sudão.
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