Viagens corporativas reagem em 2021 e já representam 70% do faturamento de 2019
Mercado internacional ainda impede uma retomada maior do setor, em função das incertezas com nova cepa da pandemia, conforme a Abracorp
O setor de viagens corporativas apresentou em novembro resultados animadores, confirmando a recuperação, principalmente no Brasil, após as dificuldades em 2020 com a paralisação da economia. O faturamento do segmento no mês passado atingiu R$ 672,3 milhões, praticamente 70% do obtido em 2019, R$ 967,1 milhões, ano em que ainda não havia a pandemia da Covid-19. Em relação a outubro deste ano, a receita teve um crescimento de 23%, conforme indicador da Associação que reúne 22 setores desse mercado.
“O faturamento de novembro confirma a nossa previsão feita ainda no final do primeiro semestre deste ano, de que gradativamente iríamos retomar as viagens corporativas”, afirma Gervásio Tanabe, presidente executivo da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). Uma das áreas que mais puxou o bom desempenho em novembro foi o de viagens domésticas gerais, que cresceram 27%, comparadas ao mesmo mês de 2019. Outro setor em destaque foi o de hotelaria, que vem demonstrando recuperação mês após mês, mesmo ainda aquém de 2019.
As viagens internacionais, em função da incerteza em relação a novas cepas da Covid-19, como a Ômicron, ainda apresentam resultados negativos e explicam por que o setor ainda não retomou nos números de 2019. “A instabilidade provocada pelo fechamento de fronteiras e novas restrições de entrada interferem na recuperação do mercado internacional”, diz Tanabe. Embora haja importante crescimento de 195% em novembro ante o mesmo mês de 2020, quando a parada foi praticamente total, a queda em comparação a novembro de 2019 é de 54%.
Já nas viagens domésticas, os números são de aumento de 104% em relação a novembro de 2020 e de queda de 41% ante mesmo mês de 2019. A locação de veículos no país continua ser o destaque, com alta de 80% em novembro sobre o mesmo mês de 2020 e de 7% em comparação a novembro de 19.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>