Viagem em família é prioridade para brasileiros na retomada
Pesquisa da IPSOS encomendada pelo Airbnb revela as novas preferências dos turistas pós-pandemia
Para entender o comportamento e as novas prioridades dos brasileiros na retomada das viagens, após um longo tempo sem atividades presenciais, o Airbnb encomendou uma pesquisa à IPSOS, e os resultados reafirmam a importância dos laços afetivos neste momento. De acordo com o estudo, 84% dos entrevistados planejam a primeira viagem pós-pandemia para se reconectar com a família próxima e outros parentes.
Além disso, 55% afirmam que se sentem muito ligados ao seu núcleo familiar, apesar da distância física, o que só reforça a ansiedade pelo reencontro. E 82% dizem ter preferência por viagens de carro, para perto de casa. No Airbnb, no segundo trimestre de 2021, as reservas no Brasil já superaram os níveis pré-pandemia, com predominância de viagens para destinos a até 500 km dos centros urbanos, perto da natureza, para combinar descanso em família e trabalho ou estudo remoto.
Com viagens curtas em foco, 75% dos entrevistados dizem ainda que o meio ambiente e a sustentabilidade são aspectos importantes ao considerar acomodações e destinos. No Airbnb, cidades menores, no interior ou litoral, têm se destacado na preferência dos hóspedes, como os municípios com até 50 mil habitantes. Entre eles, Cunha (SP), Itatiaia (RJ), Mata de São João (BA), Torres (RS), Camanducaia (MG), Imbituba (SC), Porto Belo (SC), Itacaré (BA), Pirenópolis (GO), Ilhabela (SP).
O estudo da IPSOS mostrou também que grande parte dos entrevistados busca locais com um toque especial, que os faça sentir em casa.
Todas essas mudanças nos padrões de comportamento dos viajantes influenciam diretamente o que eles esperam de uma estadia. Em 2021, entre as comodidades mais buscadas no Airbnb, estão wifi, cozinha equipada, acomodações pet friendly, estacionamento gratuito e ar condicionado.
Protocolos de Higienização e Saúde
Aspectos de limpeza ganharam uma relevância ainda maior para os hóspedes, e estabelecer novos padrões de higienização é fundamental. O Airbnb foi pioneiro no setor de compartilhamento de acomodações nesse sentido, desenvolvendo o Protocolo Avançado de Higienização em 5 etapas, com orientação de autoridades sanitárias e especialistas internacionais, como o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), nos EUA, referência nos esforços de combate à COVID-19. O Protocolo, disponível desde junho de 2020, inclui especificações sobre como higienizar todos os cômodos de uma casa, um selo para as acomodações e é solicitado a todos os anfitriões.
A plataforma também proibiu, em agosto de 2020, festas e eventos em acomodações, para evitar aglomerações e contribuir para estadias responsáveis. E possui orientações e boas práticas também para hóspedes, disponíveis no site e com as quais eles devem se comprometer no momento da reserva. As recomendações incluem uso de máscaras e prática de distanciamento social por anfitriões e hóspedes ao interagirem. Além disso, lançou, em abril de 2021, o Canal de Apoio ao Vizinho, uma ferramenta para auxiliar as autoridades e comunidades locais e facilitar a comunicação de eventuais incidentes em reservas nas proximidades.
Sobre o Airbnb
O Airbnb nasceu em 2007, quando dois anfitriões receberam três hóspedes em sua casa em São Francisco. Hoje, conta com 4 milhões de anfitriões, que já receberam mais de 1 bilhão de hóspedes em quase todos os países. Todos os dias, os anfitriões oferecem acomodações e experiências únicas, que possibilitam aos hóspedes vivenciar o mundo de uma forma mais autêntica e conectada.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>