Bordallo Pinheiro e Turismo de Portugal Lançam a “Andorinha Da Diversidade” Símbolo Contemporâneo e Inclusivo
A Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro, em parceria com o Turismo de Portugal, lança a peça “Andorinha da Diversidade”.
Partindo da icónica peça de cerâmica, criada por Bordallo Pinheiro, cuja patente foi registada em 1896, a “Andorinha da Diversidade” foi concebida para representar o melhor de Portugal, um país aberto , disponível para a descoberta, construtor de pontes, de diálogo e de encontro de culturas e de povos das diferentes latitudes. Tal como a andorinha, ave migratória que explora os recantos do mundo, Portugal está preparado para receber bem todos aqueles que querem visitar os seus recantos.A andorinha de asas pretas habita, desde os finais do século XIX, nas casas portuguesas e simboliza , o ninho, a harmonia, a felicidade, a prosperidade, mas também o amor, a lealdade e a fidelidade. Conhecida como "ave da partida e do regresso", a andorinha possui uma característica extraordinária: transuma no inverno e retorna no verão, como uma grande parte dos turistas que visitam Portugal e que regressam sempre.
A Bordallo Pinheiro e o Turismo de Portugal pegaram na andorinha original e criaram um simbolo que representa a multiculturalidade do nosso país, , através da multicolorida “Andorinha da Diversidade”. Esta foi a forma de expressar a diversidade da cultura portuguesa, mas também de afirmar o respeito por todas as diferenças.
O símbolo de um país universalista, diverso e que sabe receber todos os que o visitam e respeitar todas as diferenças.
Para Nuno Barra, administrador da Bordallo Pinheiro “esta parceria com o Turismo de Portugal é um motivo de grande regozijo para a nossa marca, que pretendemos seja cada vez mais global. Ao criarmos esta “Andorinha da Diversidade” com o Turismo de Portugal vamos, em conjunto, dizer ao Mundo que o nosso país, além de ser um dos melhores destinos turísticos a nível internacional, é um país inclusivo e que recebe todos da mesma forma, sem olhar à cor da pele, à religião, ao país e cultura de origem, ao género ou à orientação sexual. Afirmamos, com esta Andorinha, o caráter afável e humanista do nosso povo. No fundo, esse era também o espírito de Raphael Bordallo Pinheiro, uma personalidade muito à frente do seu tempo que ajudou a quebrar muitos preconceitos e barreiras.“
O Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, considera a “Andorinha da Diversidade” um símbolo que agrega as características e dimensões que ajudam a construir a imagem de Portugal nos mercados internacionais, referindo que “Portugal e os portugueses continuam a ter todos os atributos e competências que nos levaram ao topo, pelo que a ambição mantém-se: liderar o turismo do futuro, regenerando o nosso destino através de um forte propósito de receber todos e respeitar todas as diferenças”.
A “Andorinha da Diversidade” é comercializada numa caixa própria, identificada com um selo que simboliza comunicação, abertura e afetividade. A peça bordalliana, que encarna também o espírito e o sentimento do seu criador, está à venda pelo valor de 29 euros, sendo possível a sua aquisição nas lojas físicas da Bordallo Pinheiro e da Vista Alegre e na loja online www.bordallopinheiro.com.
Sobre a Bordallo Pinheiro
A Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha foi fundada em 1884, cruzando as artes tradicionais da cerâmica, a modernidade de diversos estilos que se anunciavam como o futuro, e a originalidade e irreverência do seu criador, Raphael Bordallo Pinheiro. Assim nascia a produção de peças indissociáveis, até hoje, do nosso imaginário, plenas de criatividade e humor, marcadas pela consciência social e pela transgressão das ideias feitas.
A aquisição da empresa por parte do Grupo Visabeira em 2009 resgatou esta herança de enorme valor, assegurando a continuidade de uma empresa de destacada notoriedade artística que se confunde com o património cultural nacional. Utilizando ainda grande parte das técnicas centenárias na reprodução dos modelos, a fábrica prossegue hoje a recuperação do riquíssimo e vastíssimo legado bordalliano e, animada pelo mesmo espírito pioneiro que lhe deu origem, cria produtos contemporâneos, reforçando a sua ligação a artistas de renome da arte contemporânea e alicerçando o seu prestígio nos diversos mercados em que marca presença. Nomes como Claudia Schiffer, VHILS, Estúdio Campana, Nini Andrade, Joana Vasconcelos, Paula Rego, Maria Lynch, Vik Muniz entre outros, dão continuidade ao espírito e trabalho de Raphael Bordallo Pinheiro, seja através de reinterpretações das suas obras, seja com obras próprias mas, marcadamente, inspiradas pelo legado que Raphael deixou.
Reconhecidas internacionalmente, as coleções da marca têm sido galardoadas com os mais altos prémios de design que premeiam o talento nesta área. Já fazem parte da história da Bordallo Pinheiro prémios como os German Design Awards, Iconic Awards e European Product Design Awards.
Atualmente, os principais mercados internacionais são a França, Itália, Espanha, Reino Unido, Holanda, Suécia, Estados Unidos e Japão. A marca está disponível, online, no mundo todo, conquistando cada vez mais admiradores.
Sobre o Turismo de Portugal
Integrado no Ministério da Economia e da Transição Digital, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística. Agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos, no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>