O que o mercado de turismo pode aprender com as travel techs?
No próximo sábado, 08 de maio, comemoramos o Dia Nacional do Turismo. O setor foi um dos mais impactados pela pandemia da Covid-19 e precisou acelerar as transformações digitais para se adaptar ao novo contexto. Nesse contexto, as travel techs, empresas de viagens e turismo que têm a tecnologia como negócio, tiveram papel fundamental. Compartilhamos a seguir 3 ideias da MaxMilhas, uma das principais travel techs do Brasil, que podem contribuir para a mudança do mindset do mercado de turismo.
1- Rápida adaptação
O cenário desafiador exigiu mudanças rápidas na operação e na estratégia do negócio, além de um plano estruturado para gestão da crise e retomada do crescimento da empresa. Na MaxMilhas, plataforma de venda de passagens aéreas com desconto, o momento foi importante para melhorar a eficiência operacional e agilizar processos de inovação e transformação.
2- Experiência completa
A internet já era o principal meio dos viajantes na hora de pesquisar e planejar suas viagens. Com a pandemia, esse cenário de digitalização se intensificou e fortaleceu as OTA (Online Travel Agency), empresas que comercializam passagem, hospedagem, pacotes e outros serviços turísticos, tudo na modalidade e-commerce. Plataformas como a MaxMilhas estão investindo na ampliação do seu cardápio de produtos, para oferecer experiências cada vez mais personalizadas para o cliente. Além disso, o processo de compra de passagens aéreas tem agregado funcionalidades que garantem melhores preços e mais facilidade aos clientes.
3- Novas soluções para novo perfil de viagens
As necessidades causadas pela pandemia exigiram mudanças em todos os segmentos, e com as viagens não foi diferente. As empresas tiveram que se adaptar para oferecer mais segurança, se adequar ao novo contexto e resolver o grande volume de demandas. No aeroporto de Brasília, por exemplo, dois robôs auxiliam no serviço de limpeza. E na Latam, o tradicional check-in foi eliminado, se tornando um processo automático. Na MaxMilhas, o destaque foi a automatização do processo de cancelamento, remarcação e uso do crédito das viagens pelo site. A solução inédita aumentou em cinco vezes a agilidade no atendimento aos clientes impactados pela pandemia.
SOBRE A MAXMILHAS – A MaxMilhas é uma plataforma pioneira de pesquisa, comparação e compra de passagens aéreas mais econômicas, que oferece combinações inteligentes de tarifas, entre elas, passagens emitidas com milhas de vendedores cadastrados no site. Criada em 2013, em Belo Horizonte (MG), é o maior marketplace de passagens aéreas com milhas e já ultrapassou a marca de 6 milhões de viagens realizadas. Ao longo de sua trajetória, a startup integrou o programa da Endeavor (2017), foi eleita Startup do Ano pelo Startup Awards (2017), entrou no ranking das revistas Época Negócios e PEGN das "100 Startups Brasileiras para Ficar de Olho” (2018), conquistou o Prêmio E-Commerce Brasil de Inovação (2018) e foi escolhida como uma das melhores agências de viagem para se trabalhar no Brasil do prêmio Melhores Empresas para Trabalhar – Great Place to Work (2020).
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