Guia responsável promove a conscientização e o turismo sustentável no Monte Everest
O empresário e ambientalista Caio Queiroz realizou uma expedição na montanha com objetivo de produzir um guia de comportamento responsável e documentar os aspectos e impactos ambientais da região, para ajudar a promover o turismo sustentável e mostrar como é possível realizar uma viagem com o mínimo de impacto ambiental possível; o manual começa a ser utilizado pelos montanhistas a partir deste mês
Todo ano, milhares de alpinistas e turistas visitam o Everest, deixando toneladas de lixo e até dejetos humanos pelo percurso. Muitos abandonam seus materiais de camping, garrafas de plástico e de oxigênio pelo caminho. De acordo com estimativas da Everest Summiteers Association, há cerca de 50 toneladas de lixo na montanha, esse fato deu ao Everest o apelido de ‘Lixo mais alto do mundo”. Mas como podemos mudar esse cenário? A resposta está na reciclagem, educação ambiental e programas de conscientização, que podem ser divulgados por meio de documentários, guias práticos e com a ajuda da tecnologia.
De olho neste cenário, o ambientalista Caio Queiroz junto com sua empresa Mídia Sustentável, desenvolveram um guia de comportamento responsável na montanha, para dividir sua experiência com as agências de viagem e os futuros montanhistas que frequentarão a região. “A ideia é ajudar a região a zerar os danos já causados e, após isso, promover a manutenção permanente. O guia será lançado no dia 1 de abril com influenciadores montanhistas que irão explorar a região”, revela Queiroz.
O ambientalista também conta que o Guia foi criado a partir da expedição Everest Sustentável que realizou junto com Mariana Britto em 2019 e que teve como objetivo fazer uma viagem de mínimo impacto ambiental possível. “Durante nossa viagem, buscamos identificar os problemas ambientais da região para divulgar e chamar atenção das pessoas, ONGs, empresas, e principalmente dos turistas que vão para o local sobre a importância da conscientização ambiental.”, esclarece Caio Queiroz.
Os primeiros influenciadores a utilizarem o guia, no dia 01 de abril, e ajudarem na divulgação serão: Carlos Santalena - guia de alta montanha que já realizou os 7 cumes, Aretha Duarte - líder do movimento Aretha no Everest, que idealizou a sua ida ao himalaia através de lixo reciclado, Moeses Fiamoncini - líder do projeto Humalaia 8.000, Gabriel Tarso- renomado cinegrafista de natureza e Montanha e Gustavo Ziller - montanhista e apresentador do canal off do programa 7 cumes”, conta Queiroz.
Para Mariana Britto, a expectativa é que o guia chegue às mãos das agências que exploram o Everest e de todos que visitam a região. “Nosso intuito é alcançar o maior número de pessoas possível para conseguirmos ajudar a promover realmente uma transformação no local e reduzir esse grande volume de lixo. E isso só vai melhorar realmente se os turistas e o Tracker ajudarem e não deixarem nenhum impacto negativo para trás”, completa ela.
O guia é gratuito e tem o formato online com versão em português e inglês. “Ele já está disponível em PDF. Neste momento, queremos espalhar para o maior número de pessoas possível. Para isso, recebemos o apoio da Cerveja Corona, que irá ser divulgado nas redes sociais. Além disso, o guia também será enviado para a Embaixada do Nepal no Brasil, para o governo do Nepal e uma empresa ambiental da região”, comenta Queiroz.
O guia também é essencial para quem busca planejar uma viagem para região ou qualquer lugar de preservação ambiental. “Além de planejar a questão financeira, roteiro e equipamentos, também é preciso pensar em um comportamento mais adequado para poder curtir a viagem da melhor forma possível e sem deixar rastros negativos”, alerta Caio Queiroz.
Abaixo, o especialista listou os maiores aprendizados da viagem que estão inclusos no guia. Confira:
Lixo zero durante todo o percurso: a equipe se preocupou em consumir pensando sempre em produzir o mínimo de resíduos de embalagens (“lixo”) possível e mostrar como isso é possível. Segundo Caio Queiroz, eles coletavam a água da pia e tratavam com produtos para torná-la potável e evitar ao máximo o uso de garrafas plásticas. “Enchia meu camel back, reservatório de água que ficava na mochila, e só tomava essa água durante as refeições e trilhas, evitando comprar garrafas de vidro, de plástico e latas de refrigerante. Também levamos uma ecobag para ir coletando resíduos nas trilhas, para ajudar a zerar os impactos deixados por outros turistas e nativos”, conta.
Dicas para uma viagem ecológica: para quem vai visitar o Monte Everest, Caio indica levar uma ecobag para ir coletando seus resíduos e ir descartando até pontos de descarte corretos. “Leve uma camelbak – compartimento de água para mochilas - para encher de água, juntamente com um sistema de tratamento para coletar água da pia e deixá-la potável para consumo. Também leve placa solar para carregar seus equipamentos. Caso veja resíduos (“lixo”) no chão, pegue para ajudar a zerar os impactos já causados, chame a atenção de turistas e nativos para essa questão. E não se esqueça do uso racional da água durante banhos e higiene pessoal, seja breve e não deixe luzes acesas desnecessariamente nos lodges. É possível e fácil fazer uma viagem bem próxima de impacto zero, basta planejar e se organizar”, finaliza.
Sobre Caio Queiroz
Caio Pereira de Queiroz atua há mais de 20 anos no mercado socioambiental. Pioneiro no ramo de coleta seletiva, é especialista em implantação de Sistemas de Gestão de resíduos, e no desenvolvimento de programas de Marketing Ambiental. Possui expertise em programas corporativos e municipais de resíduos, publicidade e propaganda. Também é sócio da Mídia Sustentável, empresa que constrói e gere plataformas de sustentabilidade que aliam gestão ambiental, marketing socioambiental e mídia OOH, que sejam efetivas para a marca e amigáveis ao meio ambiente, deixando um legado positivo para a sociedade.
Sobre Mariana Britto
Mariana Britto descobriu no esporte e na aventura uma forma de viver e de trabalhar, conseguindo assim, conhecer mais de 41 países ao longo da carreira. Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e Televisão pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), iniciou a carreira profissional ao lado da famosa família de velejadores, a Família Schurmann! Atuou 10 anos como executiva responsável pelo atendimento da Schurmann Corporate, empresa do Grupo Schurmann. Contribuiu também em produção de eventos, desenvolvendo programas de treinamento para empresas no Brasil e no exterior. Em seguida, foi convidada a “embarcar” com a Família Schurmann na sociedade da Ecco Talentos, tornando a executiva responsável pelo agenciamento de grandes personalidades do mundo da aventura em palestras empresariais e em projetos especializados. Atualmente é executiva de marketing , experiências e esportes na XPINC , apresentadora e produtora de conteúdo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>