Aplicativos que facilitam operação hoteleira estão em alta
Aos poucos, o uso da tecnologia cresce na hotelaria. Primeiro com os sites e sistemas de reserva, avançando com tours virtuais. Em tempos de crise, os aplicativos facilitadores da operação são ainda mais requisitados. Para facilitar a interação com clientes, duas novas ferramentas vêm sendo utilizadas com sucesso.
Para organizar um evento, cerimonialistas, produtores e marketing precisavam ficar indo de site em site, reunindo orçamentos até tomar uma decisão final. O Pinmice, plataforma desenvolvida pelo publicitário Roberto Mellão, oferece um sistema inteligente para facilitar e agilizar processos de cotação.
“Cotar eventos em hotéis não é tarefa fácil, você precisa ligar um a um e enviar o mesmo briefing a todos, aguardar o retorno, ajustar o briefing, até decidir por um hotel. Na sequência, é preciso aguardar o contrato por e-mail, imprimir, assinar, escanear e enviar novamente para o hotel. Para o hotel, o trabalho é quase o mesmo. Aqueles que têm sistema devem preencher todas as informações para gerar propostas e, a cada ajuste, preencher novamente. Já os que não têm sistema fazem tudo em planilhas de Excel. E se existisse uma plataforma que fizesse tudo por você? Ou seja, o orçamento chegasse pronto, as propostas fossem feitas em cliques, dúvidas tiradas via chat, comparativo de até cinco cotações e assinaturas de contrato online? E foi assim que o Pinmice surgiu, uma plataforma que automatiza e facilita o processo de cotação, negociação e contratação de eventos e experiências em hotéis”, explica o idealizador, Roberto Mellão.
No início do segundo semestre deste ano, a plataforma começou a ser apresentada ao mercado e, em poucos meses, o portfólio do Pinmice já conta mais de 110 hotéis cadastrados, sendo mais de 70 já ativos. Unique São Paulo, Hilton São Paulo Morumbi, Novotel Morumbi, Hotéis Atlântica SP, Accor Lux SP, Novotel SDU RJ, Yoo 2 RJ, Grand Mercure Recife, Rede Vila Galé e Rede Bourbon estão entre os hotéis que aderiram à plataforma Pinmice e otimizaram seus processos de cotação para eventos.
Em outro cenário, depois de meses de isolamento social, os hotéis reabriram, seguindo ainda algumas regras de distanciamento. Uma delas foi reduzir o número de pessoas em ambientes fechados, como restaurantes. Novamente, a tecnologia se mostrou uma aliada para organizar esta distribuição dos hóspedes.
O aplicativo Easy Trip vem sendo utilizado por vários hotéis e literalmente coloca todo o hotel na ponta dos dedos do hóspede. O Le Canton, um resort localizado na Região Serrana do Rio de Janeiro, utiliza o aplicativo para marcar horário das refeições e fazer inscrição para participar das atividades recreativas.
Outra tecnologia muito utilizada pelos hotéis nesta retomada pós pandemia é o pré check-in, com aplicativos de reconhecimento facial. O cliente recebe um email antes de sua chegada para começar o check-in no hotel ainda em casa. “Sabemos que é uma nova realidade, precisamos seguir vários protocolos para passar confiança para os clientes, mas estamos muito seguros. Tivemos muito tempo para nos organizarmos e, agora, estamos colocando em prática tudo que foi pensado com muito carinho”, celebrou Mônica Paixão, diretora geral do Le Canton.
Para despertar o interesse do turista que prefere aproveitar agora para planejar as próximas viagens, os tours virtuais são uma ótima solução para viajar sem sair de casa.
Alguns associados da Roteiros de Charme incluíram em seus sites vídeos com visão 360º de suas propriedades, fazendo com que o turista tenha uma impressão melhor do local. O Parador Lumiar, em Nova Friburgo (RJ) é um deles, só faltando respirar o ar puro da montanha https://paradorlumiar.com/tour-360
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