Turismo de "Escapada" Deve Crescer nos Próximos Meses
Para especialista da ESPM Rio, setor deve proporcionar experiências seguras e agradáveis para o consumidor que deseja quebrar a rotina cansativa do isolamento
Verba do MTur para ações de retomada do setor nos estados já foi liberada
Com o aumento da flexibilização social nas principais cidades brasileiras, a tendência é que o consumo de viagens dentro do país aumente nos próximos meses. Conhecido como staycation ou turismo de "escapada", essa modalidade é caracterizada por momentos de quebra da rotina em destinos próximos do viajante. Para incentivar a retomada do setor -- um dos mais atingidos pelos efeitos da pandemia de covid-19 -- o Ministério do Turismo destinou 13,5 milhões de reais para ações de retomada nos estados, de acordo com a CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
A retomada no setor requer inovação para satisfazer um consumidor que ainda se sente inseguro e ameaçado pelo coronavírus, mas planeja uma viagem de descompressão. "É hora do setor de turismo proporcionar experiências seguras que quebrem a rotina cansativa do isolamento", diz Bianca Dramali, professora de pesquisa e comportamento do consumidor da ESPM Rio. "O glamping, por exemplo, uma espécie de camping de luxo, pode ser uma boa pedida para estes tempos."
Empreendedores do setor precisam estar atentos aos diferentes perfis de consumidores de turismo. Um mercado de grande potencial é o de viagens de famílias com filhos pequenos. A dinâmica de alta e baixa temporada também muda, pois o turista pode procurar um destino próximo durante uma semana em dias úteis, e não só nos finais de semana ou feriados. "As ofertas de hospedagem precisarão dar estrutura de trabalho para quem quer viajar para um destino próximo com sua família e continuar trabalhando", diz Bianca. "O que era raro antes da pandemia vai se tornar cada vez mais comum daqui para a frente."
Em um cenário pós-pandemia, a especialista acredita que haverá a tentativa de satisfazer uma demanda reprimida por destinos mais distantes, internacionais ou mesmo nacionais que estejam mais longe de casa. Segundo ela, mas tudo vai depender da sensação de segurança das pessoas.
Sobre a ESPM
A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em oito campi - quatro em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>