Decolar apresenta tendências de viagens pós-pandemia
Turismo doméstico será um motor fundamental na retomada das economias regionais, com reservas flexíveis, protocolos sanitários e uso da tecnologia
Com o impacto sem precedentes do novo coronavírus na indústria do turismo, como se dará a retomada do setor? A Decolar, empresa líder de viagens na América Latina, destaca algumas das chaves para o novo cenário, que serão itens procurados pelos viajantes brasileiros.
“Apesar do grande impacto da pandemia no setor, a paixão por viagens é uma característica dos brasileiros. Estamos notando um crescente aumento nas buscas por viagens nacionais, principalmente para destinos de praias, e até internacionais. Isso é importante porque o turismo tem um impacto fundamental nas economias locais”, afirma Alexandre Moshe, diretor-geral da Decolar.
As principais tendências do turismo pós-pandemia identificadas pela Decolar têm como base a experiência dos mais de 18 milhões de clientes em suas plataformas de vendas (site e aplicativo).
Viagens nacionais: há um consenso na indústria que a retomada começa no mercado doméstico, com viagens curtas de até 3 horas de carro para o interior ou litoral. A Decolar tem produtos que ampliam o leque de opções de viagens assim, como o Escapadas – plataforma com sugestões de viagens mais curtas.
Neste segundo semestre, a companhia também tem observado o interesse por viagens aéreas se ampliando. “As buscas por viagens para o período de Natal e do Réveillon já estão em percentuais acima do padrão para essa época, o que demonstra que o consumidor está ansioso para viajar e se planejando com mais antecedência”, destaca Moshe.
“Quando a flexibilização do isolamento social começou, entre junho e julho, nas principais capitais do País, percebemos uma aceleração no ritmo das vendas, que hoje já equivalem a cerca de 30% da quantidade de transações dos meses pré-pandemia. É uma sinalização de confiança em um processo gradual de retomada”, completa.
Experiência ao ar livre: os viajantes também estão optando por destinos que oferecem contato direto com a natureza e sem aglomeração, devido às limitações de isolamento impostas pelo novo coronavírus. “É uma oportunidade, pois o Brasil tem muitos destinos que se caracterizam por esse contato com a natureza e beleza natural, alguns pouco explorados”, completa Moshe.
Reservas flexíveis: a flexibilidade para reprogramar uma data, caso o cliente necessite, é uma característica procurada nessa nova etapa do turismo. Assim, a Decolar está destacando as tarifas flexíveis em suas plataformas de vendas para os clientes poderem comprar com tranquilidade e segurança.
Protocolos sanitários: o consumidor está claramente preocupado com sua saúde e segurança e por isso está buscando preferencialmente hospedagens e serviços que sigam os protocolos sanitários definidos pelas autoridades. Nas plataformas de vendas (site e aplicativo) da Decolar, os produtos, em breve, trarão selos de biossegurança.
Seguro-viagem: será um produto mais demandado pelos consumidores, em caso de alguma necessidade, principalmente em viagens internacionais. Recentemente, o governo brasileiro liberou parcialmente as fronteiras aéreas para os estrangeiros, porém com a exigência do seguro-viagem.
Compra Online: a pandemia acelerou a preferência por transações online, inclusive no setor de turismo. Por isso, a companhia está investindo ainda mais em inovações tecnológicas que possibilitam a autogestão da viagem para os consumidores. O objetivo é sempre facilitar a vida dos clientes, como em casos de cancelamento de viagem, pedidos de reembolsos ou vale-viagem para ser utilizado futuramente. Tudo é realizado de forma online e de acordo com a política de cada fornecedor. A Decolar também desenvolveu serviços no aplicativo, como localização da esteira onde serão recebidas as malas após o voo, realidade aumentada para saber se a mala tem o tamanho adequado para bagagem de mão, além de informações úteis da viagem.
Sobre a Decolar
A Decolar é a principal empresa de viagens online no Brasil e na América Latina. Com mais de 20 anos de mercado, atua em 20 países da região, acompanhando os latino-americanos desde o momento em que sonham viajar até o compartilhamento de suas memórias. Graças ao forte compromisso com o desenvolvimento tecnológico, a Decolar oferece uma experiência completa e sob medida para mais de 18 milhões de clientes. Para mais informações, acesse: decolar.com/media-kit/#/.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>