Ministério de Turismo do Uruguai coordena o repatriamento de uruguaios e estrangeiros
Governo e empresas privadas se unem para traslado de visitantes aos seus respectivos países e rede hoteleira disponibiliza habitações em apoio as ações de combate ao Coronavírus
O Ministro de Turismo do Uruguai, Germán Cardoso, e o Vice-Ministro Remo Monzeglio, em coletiva de imprensa nessa quarta-feira, 18 de março, anunciaram o repatriamento de uruguaios que ainda estão no exterior e de estrangeiros até então no Uruguai devido ao avanço do coronavírus.
"O Presidente da República nos confiou a realização de algumas ações de intermediação com o Ministério das Relações Exteriores, em tudo que tem a ver com o repatriamento de compatriotas que estão fora do território nacional que desejam retornar", iniciou seu discurso, o Ministro do Turismo, Germán Cardoso, que também destacou o diálogo contínuo do órgão com as operadoras de viagens.
Atualmente, as informações de cada compatriota nessa situação estão organizadas. "Trocaremos os dados que temos com o Ministério das Relações Exteriores para gerar um banco de identidade para os uruguaios que solicitam e precisam retornar ao país e, ao mesmo tempo, para estrangeiros presos no Uruguai que procuram retornar aos seus países de origem", explicou.
O Vice-Ministro Remo Monzeglio comunicou a criação de um grupo de trabalho, que será formado pela Direção Nacional de Migrações, o Ministério de Relações Exteriores, os Ministérios de Saúde Pública e Turismo, onde através de um corredor sanitário com a maior segurança e sabendo que não irão desembarcar qualquer pessoa que possa ser afetada pelo vírus, os turistas embarcarão diretamente em aviões fretados para retornar aos seus respectivos países e vice-versa com uruguaios espalhados pelo mundo devido ao fechamento de fronteiras. Para isso, contará com o apoio da companhia aérea Amaszonas e da Força Aérea do Uruguai.
Solidaridade
Monzeglio destacou a atitude dos empreendimentos hoteleiros que fecharam suas portas, mas "abriram sua solidariedade e coração", pois oferecem uma área de seus respectivos hotéis para receber o público como se fosse um sanatório. Lá ele mencionou os hotéis Enjoy e Solanas em Punta del Este, Los Naranjos de Termas do Dia, Hostal del Espinillo de Dolores, “que nos incentivam muito a toda a equipe do Ministério do Turismo, porque entendemos que este é um momento em que a saúde de Os uruguaios são a prioridade e a solidariedade é o melhor que podemos receber neste momento. "
Cardoso argumentou “estamos em uma situação de emergência verdadeiramente sanitária. Este não é um produto e é entendido pelos setores envolvidos no assunto, de qualquer política governamental, é uma situação mundial ”, e concluiu observando que“ o governo assegura a manutenção da saúde da população ”.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>