Tecnologia altera a forma das agências de viagem se comunicarem com seus consumidores, cria oportunidades de negócios e requer atenção com fraudes
Primeiro dia da Vila do Saber da ABAV Expo destaca novos cenários do turismo nas palestras da Arena Tecnologia
A tecnologia mudou para sempre a forma de se fazer negócio. Ela cria oportunidades e novas relações a cada dia e gera desafios, como os da segurança da informação. Estes foram alguns dos assuntos abordados na Arena Tecnologia da Vila do Saber, da ABAV Expo 2019, que abriu nesta quarta-feira (25), em São Paulo.
Fraudes no mercado de agências de viagem foi um dos temas de palestras que mais chamou a atenção dos visitantes, com dados relevantes que apontam o Brasil como sendo o 3º país com mais prejuízos por conta de fraudes, ficando atrás apenas dos EUA e do Reino Unido. As informações foram apresentadas por Fernanda Assunção - service account manager da Amadeus Brasil; Alex Kawagoi - gerente de TI da LATAM Airlines; e Ricardo Lidington - Diretor Executivo da E-Fácil Plus Tecnologia, durante palestra da ABAV Tech, iniciativa inovadora da ABAV Nacional que une grandes nomes do setor do turismo na busca das melhores soluções tecnológicas para agências de viagens.
É importante que as agências conheçam o perfil dos fraudadores, já que eles transitam pela área de turismo e utilizam termos técnicos com muita propriedade. "Nada melhor que atuar na prevenção para que as agências fiquem atentas a sinais muitos simples, como abertura de e-mails desconhecidos e links que podem trazer consigo vírus e roubar informações confidenciais da empresa e principalmente dos seus clientes", disse Fernanda Assunção.
"Agora tudo é online", afirmou o engenheiro de computação, Wolmer Godoi, da Cipher, em outra palestra realizada na Arena Tecnologia. Para ele, o mundo está mudando e isso reflete diretamente na indústria do turismo. "A tecnologia facilitou o acesso das pessoas às informações e modificou a forma como elas consumem produtos e serviços. Toda evolução que estamos presenciando é embasada na avaliação de usuários que compartilham suas experiências, sejam elas positivas ou negativas, em suas redes sociais", explica Godoi. "As empresas que investirem em transformação digital e digitalização de seus processos vão trazer diferencial competitivo aos seus negócios e vão sair na frente", afirmou.
Nesta era tecnológica, as estratégias de negócios com influenciadores digitais também são assuntos pulsantes. O apresentador e influenciador digital Rodrigo Ruas ministrou palestra sobre o tema. De acordo com ele, as empresas e, sobretudo, as empresas de viagem, precisam enxergar os clientes como sendo influenciadores, pois podem, por meio das suas experiências positivas nos hotéis que se hospedam, motivar e até mesmo engajar outras pessoas, independentemente do número de seguidores que possuem.
A Vila do Saber, espaço de conhecimento da ABAV Expo, maior feira de negócios do setor de viagens e turismo da América Latina, tem programação extensa até o último dia do evento, 27 de setembro.
Serviço
Vila do Saber da 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa Quando: 25 a 27 de setembro Horário Vila do Saber: 13h às 20h
Onde: Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme)
Mais informações: www.abaexpo.com.br
Sobre a ABAV Nacional
Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas do setor no país. A entidade tem sua imagem fortalecida por meio de iniciativas do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), na promoção de cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação, e na gestão e curadoria da Vila do Saber, o espaço dedicado à difusão do conhecimento e à capacitação profissional integrado à programação da ABAV Expo. Globalmente está integrada à World TravelAgentsAssociation Alliance (WTAAA) e ao Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur). Site: www.abav.com.br
Sobre a ABAV Expo
Realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), a ABAV Expo é uma das feiras brasileiras de maior longevidade e considerada a maior e mais importante para o setor de negócios de turismo. O evento contribui de maneira decisiva para a consolidação de acordos entre empresas dos cinco continentes e favorece toda a cadeia produtiva global do turismo, ao atrair a participação massiva de agentes de viagens e outros profissionais do setor, dos mais diversificados nichos de mercado, além de compradores convidados, nacionais e internacionais.
Entre os expositores estão companhias aéreas brasileiras e estrangeiras; os mais expressivos operadores de turismo; empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBT; os principais meios e redes de hospedagem; locadoras de veículos; equipamentos turísticos, e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo. Site: www.abavexpo.com.br
Sobre a Braztoa
A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil. Em 2018, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 13,1 bilhões e embarcaram 6,5 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 11,2 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos). Site: www.braztoa.com.br
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>