BLTA Busca Um Refinamento do Slogan em Inglês Adotado Recentemente Pela Embratur Para a Promoção Turística do Brasil
A Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) é composta pelos principais hotéis e operadores turísticos do país, empresas concorrentes que se uniram em um espírito coletivo desde 2008 para, em um esforço, promover o turismo brasileiro em todo o mundo e incentivar a adoção de práticas sustentáveis no setor hoteleiro.
Na visão da associação, o recentemente adotado slogan em inglês da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) – ‘Brazil – Visit and Love Us’ – é ambíguo e facilmente incompreendido mesmo para quem fala inglês em qualquer lugar do mundo, não cumprindo, assim, o objetivo de promover, efetivamente, o turismo de maneira positiva.
No mesmo espírito de colaboração demonstrado pelos associados da BLTA, os principais proponentes internacionais do Brasil em eventos da indústria global de turismo e na mídia, a BLTA solicita à Embratur que retire imediatamente o slogan e comece a explorar alternativas que não deixem em aberto possibilidades passíveis de interpretação errônea.
De acordo com o Relatório de Competitividade de Viagens & Turismo do Fórum Econômico Mundial de 2017, o Brasil ficou em primeiro lugar em ‘recursos naturais para o turismo e em número 8 em ‘bens culturais para o turismo’, mas em #121 em ‘eficácia de marketing e branding para atrair turistas’; #125 em ‘estratégia de marca do país’; #126 em ‘priorização governamental de viagens e turismo’.
Segundo a diretora-executiva da BLTA, Simone Scorsato, “a indústria do turismo no Brasil só alcançará seu potencial se o Poder Público estabelecer um diálogo transparente, consistente e construtivo com profissionais talentosos do setor de viagens”. Complementarmente, ela diz: “A BLTA não pode observar silenciosamente os gastos públicos na promoção do turismo sem uma consideração cuidadosa da linguagem e ignorando tendências e práticas óbvias na indústria global de viagens. Essas falhas estão custando aos brasileiros empregos de qualidade e crescimento econômico sustentável a longo prazo”.
Sobre a BLTA
A BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) foi criada em 2008 por um grupo de empresários que identificou a necessidade de se unir de forma institucional a fim de desenvolver o segmento de turismo de luxo no Brasil. Atuante no mercado nacional e internacional por meio de ações institucionais, comerciais e promocionais de forma associativa ou por meio de parcerias, o principal objetivo da BLTA é a promoção e fortalecimento do Brasil como destino turístico para o mercado de luxo mundial. A BLTA soma 38 associados, um grupo formado por exclusivos hotéis, resorts, pousadas e operadoras de viagens brasileiras que têm o objetivo de promover experiências autênticas, sofisticadas e sustentáveis no país. Alguns dos parceiros da BLTA são a EMBRATUR, o SENAC, a SOS Mata Atlântica e as Embaixadas do Brasil no exterior.
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