Jazz, blues, praias e gastronomia. Rio das Ostras Jazz & Blues Festival agita o feriado de Corpus Christi
Cidade da região dos lagos é a opção perfeita para quem aprecia boa música, belas paisagens e lazer de qualidade gastando muito pouco ou nada
O feriado de Corpus Christi é sempre muito aguardado por todos. A flexibilidade dos dias de folga torna possível a procura por opções de lazer mais agitadas e, ainda sim, um tempo de sobra para atividades mais tranquilas. Nesse período, a cidade de Rio das Ostras (RJ) se destaca diante dos outros pontos da Região dos Lagos, principalmente por trazer oferecer a 16ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, maior festival gratuito do gênero no país, que acontece justamente no período de 20 a 23 de junho. São quatro dias de música boa e gastronomia de qualidade, com uma média de 100 mil pessoas por edição. O evento, que acontece há 15 anos, “contribui para incentivar o turismo, gera empregos e incrementa a economia da cidade graças à injeção de capital durante quatro dias, com média de R$ 10 milhões por edição, comprovados por pesquisas que são realizadas há quatro anos pela FGV” explica Stenio Mattos, responsável pela organização do festival.
O line-up conta com grandes nomes como: Dianne Reeves (USA), Bob Franceschini (USA), Lucky Peterson (USA), Bixiga 70 (BR), Romero Lubambo (BR), Roy Rogers (USA), Serginho Trombone (BR), Jonathan Ferr (BR), Fernando Magalhães (Barão Vermelho) e muitos outros, que integram um elenco responsável por 34 shows. Serão quatro palcos principais a céu aberto espalhados pelas belas praias da cidade: São Pedro, Iriry, Tartaruga e Costazul, com atrações a partir de 11h15. As praias próximas aos palcos estão sempre muito movimentadas, com bares, restaurantes, quiosques e muitas opções de hotéis e pousadas. Para quem procura sossego, vale a pena se deslocar para a Praia da Joana, Praia do Cemitério e Praia Virgem, esta, muito silenciosa e com quase nenhuma interferência do público.
Na praia de Costazul, além do palco principal, o festival oferece a Casa do Jazz, que será batizada de “Espaço Arthur Maia”. O palco, conhecido por ceder espaço a novos artistas em destaque na cena, homenageará o versátil baixista brasileiro, falecido no ano passado e grande colaborador do evento. O espaço oferece uma experiência mais eclética e com isolamento acústico diferente dos grandes palcos espalhados pela cidade, onde diversas vertentes do Jazz e do Blues se juntam às bandas iniciantes e ao experiente guitarrista Fernando Magalhães para apresentações no melhor estilo “garagem”.
Desde a sua criação em 2003, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival realizou mais de 550 shows, 100 palestras e workshops para cerca de 1 milhão de espectadores, estimulando o interesse pela música de alta qualidade e criando oportunidades para o público conferir de perto alguns dos maiores nomes do Jazz, Blues e da música instrumental internacional e nacional. Durante todo esse período, o festival manteve-se fiel à sua proposta inicial, que é focada em formar público, alavancar o turismo, gerar renda, atrair negócios, ofertar cultura, democratizar o acesso ao bem cultural, por meio de sua total gratuidade e fomentar a economia através de sua continuidade. Movido por um sonho, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival é hoje o espaço musical mais democrático do país sendo considerado o maior e mais importante festival do segmento na América Latina e o décimo maior do mundo no segmento jazz e blues pelas revistas especializadas além de ser destaque na mídia internacional, inclusive citado pela revista americana DOWNBEAT (a mais importante revista de jazz do mundo, considerada a “Bíblia do Jazz”) como um dos melhores festivais do mundo, se destacando pela qualidade musical, gratuidade, organização e capacidade em atrair um grande público.
PALCOS
CONCHA ACÚSTICA DA PRAÇA DE SÃO PEDRO [11h] - Palco criado para a apresentação de novos talentos do jazz e do blues. Fica no centro de Rio das Ostras, ao ar livre e em frente ao mar.
LAGOA DE IRIRY [14h] - No palco da Lagoa de Iriry, o público estará lado a lado com o artista em um anfiteatro circundado por vegetação típica de restinga. A Lagoa de Iriry fica no Jardim Bela Vista, em Costazul.
PRAIA DA TARTARUGA [17h] - Localizada em uma pequena enseada, situada entre as praias do Abricó e Praia do Bosque, a Praia da Tartaruga abriga o palco mais charmoso do festival. Na Tartaruga, o público assiste aos shows sob o pôr-do-sol. O palco é montado sobre uma pedra que, literalmente, invade o mar.
COSTAZUL [20h] - Palco principal do festival, abriga uma praça de alimentação com restaurantes e bares, quiosques de produtos artesanais da cidade, venda de CDs, revistas e camisetas e telão que transmite os shows ao vivo, uma área especial de acessibilidade e área para motorhomes. Ainda em Costazul, há a Casa do Jazz e do Blues, que receberá shows de bandas locais.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>