Você sabe a diferença entre canjica e mungunzá, as estrelas das Festas Julinas?
Yoki, a “dona da quermesse brasileira”, explica a diferença entre os pratos e dá dicas para a produção das receitas
Com a chegada das festas julinas, é hora de celebrar a tradição brasileira e desfrutar das delícias culinárias típicas dessa época do ano. Entre os pratos mais populares, a canjica e o mungunzá se destacam, conquistando o paladar de crianças e adultos. No entanto, muitas pessoas desconhecem o mungunzá e o confundem com a canjica e vice e versa. Pensando nisso, a Yoki, marca de alimentos da General Mills e expert nos preparos das festas de São João, está aqui para esclarecer e apresentar duas receitas deliciosas para fazer durante o período.
A canjica e o mungunzá compartilham uma base comum: o milho. No entanto, suas características e métodos de preparo variam, resultando em sabores únicos.
A canjica, como é chamada nas regiões sudeste, sul e centro-oeste, é uma sobremesa cremosa, feita com grãos de milho branco e um delicioso caldo adocicado. Seu preparo envolve o cozimento lento dos grãos de milho em leite, com adição de leite condensado, açúcar e especiarias como canela. Ela pode ser servida quente ou fria, sendo comum encontrá-la em versões com amendoim ou coco ralado, adicionando ainda mais sabor e textura.
Já o mungunzá, como é chamado no norte e nordeste do Brasil, também conhecido como canjica branca em algumas regiões do país, é feito a partir de grãos de milho branco ou milho-verde fresco, previamente debulhados e secos. Sua preparação envolve o cozimento dos grãos em leite de coco ou leite com açúcar, resultando em um doce cremoso e levemente adocicado. O mungunzá é frequentemente apreciado quente e pode ser acompanhado por uma pitada de canela em pó para realçar seu sabor.
Portanto, a principal diferença entre canjica e mungunzá está no tipo de milho utilizado, na consistência do prato final e, sobretudo, na região onde ele é feito! Ambos são deliciosos e populares nas festividades brasileiras.
Agora que você sabe a diferença entre canjica e mungunzá, que tal colocar a mão na massa e preparar essas delícias julinas em casa? A Yoki compartilha com você duas receitas tradicionais para encantar sua família e amigos:
Receita de Canjica Tradicional
Rendimento: 15 pessoas
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de Canjica de Milho Yoki
2 litros de água
1 xícara (chá) de açúcar
1 litro de leite
100g de coco ralado
Um pouco de Cravo-da-Índia e Canela-da-China em Casca Kitano a gosto
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
Modo de preparo:
Deixe a canjica de molho na água por 24 horas. Transfira a receita de canjica cremosa para uma panela de pressão com água. Adicione o cravo e a canela e cozinhe sua canjica de milho por 45 minutos. Acrescente o açúcar, o leite, o leite condensado e o coco. Com a panela destampada, cozinhe até engrossar a canjica de milho. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Misture e sirva sua canjica doce.
Pronto, agora você já sabe como fazer canjica doce!
Receita de Mungunzá Amarela Cremosa
Rendimento: 15 pessoas
Ingredientes:
500g de Canjica Amarela (Mungunzá) Yoki
10 Cravos-da-Índia Kitano
3 cascas de Canela-da-China em Casca Kitano
1 litro de leite
1 vidro de leite de coco (200 ml)
1 lata de leite condensado
¼ xícara (chá) de Açúcar Mascavo
Modo de preparo:
Deixe a canjica de molho na água por 3 horas. Depois, cozinhe a receita de mungunzá por 45 minutos em uma panela de pressão. Transfira a canjica amarela cozida para uma outra panela. Acrescente o restante dos ingredientes e cozinhe por 20 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar. Sirva sua receita de mugunzá quente ou fria.
Prontinho, agora com essas receitas, você poderá vivenciar o verdadeiro espírito das festas julinas em sua casa, compartilhando momentos especiais com quem mais ama. A Yoki, marca reconhecida por sua tradição e qualidade, está sempre ao seu lado para tornar suas celebrações ainda mais saborosas.
**Acesse o E-book Yokermesse para mais receitas.
Sobre Yoki
Uma das marcas mais queridas do Brasil, a Yoki conecta pessoas por meio de alimentos saborosos e práticos que facilitam o dia a dia. Produzidos com ingredientes naturais vindos diretamente do campo, a marca está presente na vida dos brasileiros em todos os momentos, de celebrações importantes até as refeições diárias. São mais de 300 produtos em seu portfólio, distribuídos em 20 categorias. A Yoki tem o orgulho de ser pioneira, e vencedora do Top of Mind 2020 e 2021, nos segmentos de pipoca micro-ondas e de farofa pronta, dois grandes hits da marca. Importante referência no portfólio da General Mills, uma das maiores indústrias de alimentos do mundo, a Yoki é a principal marca da multinacional norte-americana na América Latina e líder de mercado em diversas categorias.
Sobre a General Mills
A General Mills é uma empresa líder global em alimentos e trabalha “fazendo alimentos que o mundo ama”. Suas marcas globais incluem Cheerios, Annie's, Yoplait, Nature Valley, Häagen-Dazs, Betty Crocker, Pillsbury, Old El Paso, Wanchai Ferry, Yoki, Blue e muitas outras. Com sede em Minneapolis, Minnesota, EUA, a companhia chegou ao Brasil em 1997, quando iniciou as vendas do sorvete premium Häagen-Dazs. Em 2012, adquiriu o Grupo Yoki Alimentos, conquistando um novo modelo de negócios e tornando-se proprietária das marcas Yoki e Kitano, reconhecidas pelos brasileiros há décadas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>