Varejo físico: 2º semestre inicia em meio a aumento de fluxo nas lojas
Empresa de tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda registrou crescimento de 10,92% nas vendas de seus clientes
O varejo físico voltou com força total; somente em março deste ano, o fluxo de visitantes em lojas cresceu 26% em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo análise de mercado realizada pela Índices de Performance do Varejo (IPV), divulgada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Nas unidades de rua, a movimentação de clientes aumentou 22%, enquanto nas lojas de shopping o crescimento foi de 21%.
A ampliação das possibilidades de pagamento também cumpriu seu papel na retomada. O Pix continua se consolidando como um dos principais métodos de pagamento do país, de acordo com o Banco Central, com um marketshare de 39%; atrás apenas dos cartões de crédito e débito, com 41%.
“Este cenário reflete a recuperação robusta do setor, impulsionada por diversos fatores, como a retomada da economia, o aumento da confiança do consumidor e as inovações tecnológicas que estão transformando a experiência de compra, mesmo fora do ambiente virtual”, detalha William Santos, diretor comercial da VarejOnline — que seguiu a tendência e registrou crescimento de 10,92% nas vendas dos seus clientes entre o primeiro semestre de 2023 e o mesmo período de 2024, além de um aumento de 254,63% no uso do Pix e 17,26% no cartão de crédito.
Com esses números promissores, os comerciantes já estão se preparando para o segundo semestre, adotando estratégias para sustentar o impulso positivo e garantir um desempenho ainda melhor. A seguir, William Santos destaca algumas das principais tendências e preparações observadas no segmento para o segundo semestre:
Investimentos em tecnologia
Os consumidores estão em busca de experiências personalizadas, sendo que 79% deles concordam que a tecnologia desempenha um papel fundamental nesse processo, de acordo com a Opinion Box, que entrevistou 2.083 pessoas para entender quais são as preferências do público no varejo físico em 2024.
“Os varejistas estão investindo em tecnologias que melhoram a eficiência operacional e a experiência do cliente. Soluções de ERP se tornaram indispensáveis para a gestão de lojas e redes de franquias, permitindo um controle mais preciso de estoques, vendas e atendimentos. Além disso, ferramentas de automação e inteligência artificial estão ajudando a personalizar o atendimento e otimizar as compras”, comenta o especialista.
Personalização e experiência do cliente
Ainda segundo a Opinion Box, empresas que oferecem atendimento personalizado têm maior probabilidade de conquistar a preferência do consumidor, com 59% dos entrevistados indicando mais disposição para comprar de marcas que ofereçam essa diferenciação.
“O uso de dados permite que os comerciantes ofereçam uma experiência de compra mais personalizada, desde recomendações de produtos até promoções direcionadas. A criação de espaços de experiência dentro das lojas, onde os clientes podem interagir com os produtos de maneira mais envolvente, também é uma tendência”, aponta.
Preparação para datas comemorativas
O segundo semestre é marcado por importantes datas comemorativas, como o Dia dos Pais, a Black Friday e o Natal. Somente o Dia dos Pais deve movimentar R$7,7 bilhões neste ano, segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Se confirmada a projeção, o valor representará um avanço de 4,7% em relação ao ano passado.
William aponta que os comerciantes já estão se preparando. “Durante esses períodos, os consumidores estão mais propensos a gastar, seja por ocasiões festivas, presentes ou promoções especiais. Aproveitar essas datas permite que os lojistas otimizem seus estoques, criem campanhas de marketing e fortaleçam o relacionamento com os clientes, transformando momentos especiais em oportunidades de crescimento e fidelização”, finaliza o executivo.
Sobre a VarejOnline
A VarejOnline foi criada com o propósito de oferecer uma ferramenta simples e completa, preparada para tornar a operação de cada cliente muito mais eficiente e lucrativa. A empresa desenvolveu uma ferramenta de ERP completa para gestão de lojas próprias, redes de franquias e pontos de venda (PDV) dos mais variados segmentos. Especialista em tecnologia para o varejo, a empresa atende as principais demandas administrativas e operacionais de seus clientes, além de oferecer soluções integradas via API. Entre os clientes estão: Grupo L'occitane, Sestini, Petland, entre outros.
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