OANDA - 1 em cada 16 norte-americanos apresentou pedidos de seguro desemprego, o petróleo aumenta com o otimismo da oferta, demanda por ouro retorna
*Por Edward Moya, analista de mercado da OANDA em Nova York
Pedidos de seguro desemprego semanais, o melhor indicador do que está acontecendo no mercado de trabalho superou o recorde da semana passada, com incríveis 6,648 milhões em novas pedidos. A economia está em péssimo estado e crescem as dúvidas de que o recente pacote de resgate fiscal para ajudar as empresas pode não ser suficiente para manter as pessoas na sua folha de pagamento. É lamentável o quão ruim esses números estão ficando, e ninguém ficará surpreso se virmos mais algumas leituras terríveis nas próximas semanas. Os Estados Unidos precisam da reabertura da economia, mas não à custa de vidas.
A aversão ao risco provavelmente será o tema do dia, já que os dados de pedidos de seguro desemprego de hoje destacam a rapidez com que as famílias americanas são atingidas. O dólar diminuiu após a leitura semanal recorde de pedidos de seguro desemprego nos EUA.
Petróleo
Os preços do petróleo estão aumentando com o otimismo de que a disputa de mercado entre sauditas e russos terminará em breve e após o anúncio estratégico da China sobre estoques. A China aproveitará os atuais baixos preços do petróleo e preencherá suas reservas no que será uma medida que equivale a apenas 1 milhão de bpd em demanda.
O petróleo é um ativo tangível e os preços podem continuar subindo à medida que os tanques de armazenamento global se aproximam da capacidade, forçando assim os produtores a parar a produção. Um dos maiores centros de armazenamento do mundo na África do Sul está quase em capacidade. Esta será uma história recorrente, pois os terminais de armazenamento em todo o mundo serão preenchidos nos próximos meses.
O presidente Trump se reunirá com os principais executivos de petróleo da Exxon e da Chevron na sexta-feira, no que deve ser uma reunião importante que finaliza sua estratégia de obter a Arábia Saudita a bordo para encerrar sua guerra de preços na Rússia.
Qualquer recuperação do petróleo será recebida com muito ceticismo, já que ninguém sabe quanto tempo o mundo verá para que as viagens e o comércio permaneçam paralisados. Com algum tipo de medida de distanciamento social em vigor em mais de 90% do mundo, é provável que a destruição da demanda persista por pelo menos mais alguns meses. Qualquer avanço no lado da oferta de petróleo pode fornecer uma recuperação muito necessária para o petróleo.
O petróleo reduziu alguns de seus ganhos após o aumento recorde de pedidos de seguro desemprego semanais.
Ouro
O ouro está subindo mais alto depois que um novo recorde de pedidos de seguro desemprego semanais nos EUA lembra os investidores de que a economia americana está entrando em um lugar muito ruim. Nas últimas duas semanas, um em cada dezesseis americanos solicitou benefícios de desemprego. Até que os EUA controlem o vírus, as medidas de distanciamento social permanecerão em vigor e poderão durar além de maio.
As compras de ETFs de ouro subiram para um novo recorde e isso deve continuar sendo o caso se o dólar continuar abrandando. O ouro deve continuar a subir à medida que a economia dos EUA está caminhando para uma forte recessão que será apoiada por um Fed muito agressivo.
Colômbia
O rating de crédito soberano da Colômbia está um pouco acima do fundo depois que a Fitch reduziu seu rating para BBB - por uma perda de credibilidade fiscal. A criatividade contábil do presidente Ivan Duque ajudou a Colômbia a atingir seus limites de déficit, mas isso não está enganando as agências de classificação. A S&P também tem a Colômbia no BBB- e a pressão recairá sobre o governo para atingir de maneira limpa suas metas de déficit.
A Colômbia ainda tem uma das melhores perspectivas para a América Latina, mas o risco de rebaixamento está crescendo e isso pode assustar muitos investidores estrangeiros.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>