Startup chega ao mercado com serviço para facilitar a declaração do IR
Pronta para ser utilizada por qualquer contribuinte, IRBot é uma solução descomplicada que dispensa contratação do contador; ferramenta disponibiliza chat com especialista
A declaração do imposto de renda pode agora ser feita de maneira simples e ágil, por meio de um programa online que dispensa a contratação de um contador. Esta é a proposta da IRBot, startup criada, em outubro do ano passado em São Paulo, com o objetivo de trazer ao mercado uma solução descomplicada e amigável, pronta para ser utilizada por qualquer contribuinte.
A ferramenta traduziu os jargões de contabilidade presentes no programa da Receita Federal -- capazes de assustar brasileiros de diferentes formações e níveis sociais -- para tornar o preenchimento da declaração acessível a todos os perfis. “Em vez de lidar com as nomenclaturas técnicas das quais o contribuinte não faz menor ideia, a plataforma realiza perguntas compreensíveis e diretas, como por exemplo, quanto foi recebido de salário, dividendos e outros lucros”, afirma Victor Gadelha, advogado tributarista há mais de dez anos e idealizador da startup.
O custo para utilizar o programa varia de R$ 29,90 a R$ 49,90 -- a depender do quão próximo da data limite de entrega da declaração o contribuinte está.
Além das perguntas, a solução permite ainda o upload dos documentos solicitados, como informe de rendimentos, recibos e relatório do plano de saúde. Depois das perguntas respondidas e dos documentos anexados, o usuário recebe um extrato do documento para que possa revisar. “Um dos diferenciais do IRBot é que disponibilizamos um chat personalizado com um contador, para que as dúvidas sejam sanadas no momento do preenchimento”, diz Gadelha. Depois de tudo pronto e revisado, o próprio IRBot preenche a declaração no programa oficial da Receita Federal e faz a transmissão, graças a uma integração com o sistema.
O idealizador conta que o modelo de realização de declaração de imposto de renda por meio de programas web e aplicativos já é bastante difundido nos Estados Unidos, onde dois players dominam o mercado. Por aqui, a expectativa é fazer com que o sistema ganhe corpo e ajude pessoas a estarem em dia com a Receita, sobretudo pela segurança na hora de preencher os dados.
“Consideramos o IRBot mais seguro do que contratar um contador, uma vez que a solução consegue realizar todos os questionamentos e mapear todas as hipóteses que podem desencadear diferentes situações, diferentemente de um ser humano. Muitas vezes, os erros acontecem porque nem todas as perguntas são feitas. Com sistema, os erros são minimizados, bem como possíveis dores de cabeça”, explica.
Expansão da ferramenta para 2021
Ao longo deste ano, Gadelha revela que vem trabalhando para a expansão de novas funcionalidades, como por exemplo, a inclusão do rastreamento dos modos fiscais de forma que todas as notas de serviços de saúde fiquem dentro do IRBot, evitando que o contribuinte precise acumular papeis.
Outra melhoria prevista para o ano que vem é a estruturação contábil do MEI. Conforme o advogado tributarista explica, os microempreendedores que recebem mais de 2 mil reais mensais e não possuem escrituração contábil só gozam de isenção de IRPF sobre um certo percentual do faturamento. “Vamos lançar um serviço de contabilidade para o MEI e automatizar esse processo, fazendo com que ele possa gozar de 100% de isenção no IR”.
Para finalizar, Gadelha esclarece que também vem trabalhando pela funcionalidade de antecipação de restituição do IR, disponível a partir de 2021. “Por meio de um cartão de débito pré-pago, o contribuinte pode utilizar o valor da restituição muito antes da sua liberação pela Receita, a juros baixos”.
Com estas novidades, a empresa espera crescer até o final deste ano e chamar a atenção de novos investidores e parceiros estratégicos. “Queremos ocupar um espaço estratégico neste mercado, que ainda tem muito a evoluir”, conclui o idealizador do IRBot.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário