Juvo lança a identidade financeira como serviço para desbloquear serviços financeiros para 3,9 bilhões de consumidores
Em parceria com operadoras de telefonia móvel, instituições financeiras e varejo, a Juvo quer criar perfis financeiros para 68% dos adultos em todo o mundo que não têm histórico de crédito formal
A Juvo, pioneira em identidades financeiras para os consumidores desbancarizados, apresenta a Identidade Financeira como Serviço (“Financial Identity-as-a-Service" ou simplesmente FiDaaS). A FiDaaS é um conjunto de tecnologias que permite a construção de identidades financeiras através de fontes de dados alternativas, juntamente com dados incrementais gerados a partir de empréstimos diretos ao consumidor. Essas identidades financeiras permitiriam que 3,9 bilhões de pessoas [1] em todo o mundo sem histórico de crédito se qualificassem para serviços financeiros de instituições financeiras e varejo, geralmente pela primeira vez. Atualmente, a plataforma FiDaaS da Juvo atualiza 5,6 bilhões de dados todos os dias para 200 milhões de consumidores em quatro continentes.
Para bilhões de pessoas em todo o mundo, uma das maiores barreiras à inclusão financeira é o crédito. Um em cada cinco adultos [2] excluídos do sistema financeiro atribui isso à incapacidade de fornecer as informações pessoais necessárias. Os consumidores desbancarizados não só não conseguem demonstrar um histórico de crédito, como também não conseguem contabilizar seu comportamento financeiro. Por sua vez, os prestadores de serviços financeiros não podem calcular com precisão os riscos associados a esses novos clientes devido à falta de informações sobre seu comportamento financeiro. A resposta padrão é "não".
Embora muitos adultos não tenham histórico formal de crédito, 9 em cada 10 adultos em todo o mundo [3] usam serviços de telefonia móvel. Por mais que os assinantes paguem com dinheiro, as compras de serviços de telefonia móveis criam um histórico de transações financeiras que são registradas digitalmente e associadas a uma única pessoa. Trabalhando com operadoras móveis, instituições financeiras e comerciantes, a Juvo pode acessar uma grande quantidade de dados alternativos na forma de transações e interações móveis diárias e usar a tecnologia de machine learning para estabelecer identidades financeiras. Com o tempo, além do crédito uma variedade maior de serviços financeiros pode ser fornecida, criando um perfil financeiro mais rico e completo.
“A recarga realizada pelo usuário pré-pago da operadora de telefonia móvel cria uma nova e excelente alternativa para que as teles habilitem serviços financeiros como empréstimos pessoais, gerando novas receitas para as próprias operadoras e seus parceiros”, disse Murilo Menezes, Gerente Geral da Juvo para América Latina e Caribe. "Como exemplo do que pode ser feito no Brasil podemos citar nossa experiência no Caribe, onde cerca de metade da base pré-paga que utiliza o serviço fornecido com a FiDaaS da Juvo já tem acesso a empréstimos que equivalem de quatro a seis semanas de consumo em telefonia móvel”, complementou Menezes.
A FiDaaS permite que:
- Consumidores estabeleçam um histórico de crédito e terem acesso aos serviços financeiros, geralmente pela primeira vez
- Operadoras de telefonia móvel maximizem os fluxos de caixa existentes e abrirem novos fluxos de receita ao monetizar dados e serviços financeiros
- Instituições financeiras expandam o mercado endereçável de serviços financeiros (mercado potencial total), minimizando os riscos
- Comerciantes atendam mais consumidores e diminuírem as transações abandonadas e recusadas
“Existe uma enorme ineficiência na economia global, pois os consumidores com baixa renda não têm perfil financeiro. Não só os indivíduos são excluídos dos serviços financeiros essenciais, impedindo que as famílias e as empresas lidem com emergências inesperadas e possam planejar metas de longo prazo, como também os provedores de serviços financeiros que são incapazes de atender clientes dignos de crédito”, disse Steve Polsky, Fundador e CEO da Juvo. “A FiDaaS foi projetada para sustentar uma nova infraestrutura de crédito global para incluir aqueles que foram excluídos financeiramente, mas usam um telefone celular. Em conjunto com operadoras, bancos e parceiros de varejo, estamos determinados a resolver o dilema do crédito e estabelecer um caminho viável para a saúde financeira”.
“Dar o primeiro passo é um dos maiores desafios para os consumidores que desejam ingressar na economia financeira formal. A FiDaaS permite que os provedores de serviços financeiros possam confiar nos clientes que pouco conhecem, ou de quem nada sabem”, disse Ron Suber, Presidente Emérito da Prosper e membro do conselho consultivo da Juvo. “A promessa da 'fintech' é conectar melhor os consumidores e instituições financeiras para tornar as transações mais eficientes e onipresentes. A Juvo está levando essas ambições a um nível além com a FiDaaS”.
A Juvo utiliza infraestrutura e tecnologias globais de 'cloud', como a arquitetura Lambda, que permite à FiDaaS ingerir e estruturar dados em tempo real e em larga escala. Esses dados ajudam a diminuir a lacuna de informações que impede que as instituições possam confiar em consumidores dignos de crédito, devido exclusivamente a dados insuficientes.
Para obter mais informações sobre nosso pacote de tecnologia de Identidade financeira como serviço, faça o download do whitepaper completo aqui: www.juvo.com/fidaas.
Fontes:
[1] World Bank, 2018
[2] World Bank, 2018
[3] GSMA, 2018
- FIM -
O que é o FiDaaS?
O modelo de Identidade Financeira como Serviço (do inglês Financial Identity as a Service/FiDaaS) se foca nas operadoras de redes móveis como uma ponte entre os consumidores não bancarizados e os serviços financeiros. O número de usuários mundiais de telefones móveis é muito maior que o número de clientes de serviços financeiros e, o mais importante, estende-se às populações desconhecidas ou às que os provedores de serviços financeiros não podem acessar.
Com a tecnologia FiDaaS integrada à rede das operadoras de telefonia móvel, os usuários de telefones móveis não bancarizados – tanto pré-pagos como pós-pagos – podem construir um perfil financeiro.
Isto encontra-se baseado em seu crédito de tempo de uso de minutos e histórico de pagamentos de seu contrato da operadora móvel e administrado por um aplicativo móvel onde terá acesso a serviços financeiros de terceiros.
O Que é Economia do SIM?
O relatório da Oxford Economics analisa o impacto econômico potencial e os benefícios sociais associados para resolver o problema da identidade financeira para as pessoas desbancarizadas – um resultado que a empresa Juvo chama de “Economia do SIM” pelo qual oferece seus serviços pela primeira vez para pessoas desbancarizadas a nível mundial, graças a sua nova identidade financeira.
Segundo Polsky, "A Economia do SIM utiliza as interações cotidianas dos clientes para gerar confiança, permitindo que as pessoas que só escutaram ‘NÃO' até agora convertam-se em participantes visíveis e ativos na economia formal, criando um caminho rumo à saúde financeira, o bem-estar e a estabilidade”.
Polsky acrescenta: “o modelo FiDaaS que desenvolvemos é um modelo de como as operadoras de telecomunicações móveis e provedores de serviços financeiros podem trabalhar juntos para impulsionar uma nova onda de crescimento mundial e cultivar uma nova geração de clientes nas economias emergentes do mundo”.
Sobre a Juvo
A Juvo é a empresa pioneira em identidades financeiras para os desbancarizados. A missão da empresa é criar a Economia do SIM, diminuindo a exclusão da informação para as 3.9 bilhões de pessoas em todo o mundo que estão excluídas da economia formal devido à falta de histórico de crédito ("score"). Na associação com as principais operadoras de redes móveis e instituições do mundo, a Juvo utiliza as fontes de dados para criar identidades financeiras integrais, permitindo que bilhões de consumidores desbancarizados se qualifiquem para créditos e outros serviços financeiros, na maioria das vezes, pela primeira vez em suas vidas. Com sede em São Francisco e escritórios centrais regionais em São Paulo, Miami e Cingapura, a Juvo abrange 26 países em quatro continentes. A empresa já construiu mais de 200 milhões de perfis financeiros e possibilitou mais de um bilhão de transações até o momento.
Os parceiros e investidores da Juvo são: Telefonica, T-Mobile, Cable & Wireless, Millicom, Avantel, Celcom, Docomo e Ericsson.
Para mais informações, nos siga no Twitter e no LinkedIn ou encontre-nos em www.juvo.com
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