navigation
SEGS Portal Nacional

Agro

HORA DE SEMEAR - Calendário de plantio do tabaco passa a ser tema de conscientização no campo

  • Quarta, 09 Abril 2025 18:52
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eliana Stülp Kroth
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

 Calendário de plantio do tabaco vai de 01 de maio a 30 de novembro - Junio Nunes Calendário de plantio do tabaco vai de 01 de maio a 30 de novembro - Junio Nunes

Entidades representativas se reuniram para definição do calendário de plantio que vai de 01 de maio a 30 de novembro. Janelas de transplante variam de acordo com a região e o tipo de tabaco.

Enquanto a safra 2025/2026 começa a ser planejada pelos produtores de tabaco, as entidades representativas da cadeia produtiva formaram consenso sobre uma mudança cultural necessária no campo: a conscientização sobre o calendário de plantio do tabaco. Esse foi um dos temas discutidos pelo Grupo de Trabalho Qualidade e Inovação, do Fórum Nacional de Integração da Cadeia Produtiva do Tabaco (Foniagro), com o objetivo terminar com os plantios fora de época, cuja prática traz diversas consequências negativas, como proliferação de doenças e pragas. Participaram do encontro representantes do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), de empresas associadas e de entidades representativas dos produtores de tabaco.

“Alguns produtores vêm praticando plantios fora de época como forma de arriscar uma renda adicional, porém acabam prejudicando o solo e a qualidade do tabaco, pois plantios sucessivos da mesma cultura, na mesma área, podem levar ao aumento de pragas e doenças. Por isso, a recomendação é para que o produtor realize o plantio de outra cultura na área ou mesmo o plantio de cobertura para proteção do solo”, comenta o secretário do Foniagro e assessor da diretoria do SindiTabaco, Carlos Sehn.

Para o presidente do SindiTabaco, Valmor Thesing, essa é mais uma ação com foco no fortalecimento do Sistema Integrado de Produção de Tabaco. “Esse é um momento de conscientização dos produtores e os orientadores terão papel fundamental no campo, levando a informação e as consequências negativas da prática. A orientação técnica será fundamental para conscientizar sobre o correto manejo do solo visando o aumento da produtividade e qualidade das lavouras. É possível que, no futuro, produtores que insistirem com plantios fora da janela definida não sejam mais registrados pelas empresas”, comenta o presidente do SindiTabaco, Valmor Thesing.

ESCOLHA DAS SEMENTES – Outra ação que tem sido reforçada no campo é a conscientização sobre os riscos das sementes piratas. Por não serem fiscalizadas e não passarem por rigoroso controle de qualidade e sanidade, podem disseminar pragas e doenças para as regiões onde o tabaco é produzido. Além disso, impactam negativamente a produção, seja por prejuízos financeiros ao comprometerem a produtividade e qualidade, mas também na quebra do contrato de integração e risco de não comercialização do tabaco. As entidades estão realizando uma campanha sobre o uso exclusivo de sementes certificadas que passam por um processo rigorosos de controle de produção, assegurando boas taxas de germinação, resistência e tolerância a doenças, bem como uma lavoura mais uniforme, com maior qualidade, produtividade e, por consequência, mais rentável ao produtor. Saiba mais

SOBRE O FONIAGRO – Instituído em 2016, o Fórum Nacional de Integração (Foniagro) é composto pelas entidades representativas dos produtores integrados e das empresas integradoras, e tem por objetivo com definir diretrizes para o acompanhamento e desenvolvimento do sistema de integração e de promover o fortalecimento das relações entre o produtor integrado e o integrador. Fazem parte do Foniagro do Tabaco as Federações de Agricultura dos três Estados do Sul do Brasil (Farsul, Faesc e Faep), as Federações dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag, Fetaesc e Fetaep), a Afubra, o SindiTabaco e empresas associadas.

Sobre o SindiTabaco

Fundado em 24 de junho de 1947, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) tem sede em Santa Cruz do Sul (RS), no Vale do Rio Pardo, maior polo de produção e beneficiamento de tabaco do mundo. Inicialmente como Sindicato da Indústria do Fumo, a entidade ampliou sua atuação ao longo dos anos e, desde 2010, passou a abranger todo o território nacional, exceto Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Com 14 empresas associadas, as ações da entidade se concentram especialmente na Região Sul do País, onde 94% do tabaco brasileiro é produzido, com o envolvimento de 626 mil pessoas no meio rural, em 509 municípios. Saiba mais em sinditabaco.com.br

Calendário de plantio do tabaco vai de 01 de maio a 30 de novembro


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Maio 07, 2025 Agro

Fabricante argentina de plantadeiras mira mercado em…

Maio 06, 2025 Agro

Vaca Ibiza FIV Surreal bate recorde no Nelore Pelagens…

Maio 05, 2025 Agro

Alta produtividade do rebanho precisa de silagem de…

Maio 02, 2025 Agro

Novo episódio de ‘Rota Regenerativa’ mostra potencial…

Abr 30, 2025 Agro

Universidade Federal do Maranhão atesta eficácia de…

Abr 29, 2025 Agro

Controle da mastite é foco da Vetoquinol na 18ª…

Abr 28, 2025 Agro

Suplementação lipídica beneficia desempenho de vacas…

Abr 25, 2025 Agro

Volume de fretes do agro cresce e impulsiona…

Abr 24, 2025 Agro

Doenças agrícolas podem crescer até 46% nas próximas…

Abr 23, 2025 Agro

Ileíte, um desafio a ser controlado

Abr 22, 2025 Agro

Perdas produtivas no rebanho? Pode ser tripanossomose

Abr 17, 2025 Agro

Alerta global: Demanda por alimentos deve superar…

Abr 16, 2025 Agro

Da digestão à produção, como a saúde gastrointestinal…

Abr 15, 2025 Agro

Escolha do arame certo reduz prejuízos em propriedades…

Abr 14, 2025 Agro

Bicho-mineiro ameaça a lavoura de café: estratégias de…

Abr 11, 2025 Agro

Phibro amplia linha e apresenta aditivo probiótico no…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version