RASIP investe e reforça compromisso com boas condições de trabalho na colheita da maçã em Vacaria
A empresa gaúcha investe em conectividade, infraestrutura e bem-estar para garantir segurança e melhores condições aos trabalhadores safristas.
A RASIP, unidade de negócios da RAR, reforça seu compromisso com a qualidade das condições de trabalho dos safristas contratados para a colheita da fruta. Em 2025, cerca de 2.100 trabalhadores temporários foram admitidos para atuar na safra, que ocorre entre o final de janeiro e abril, com todas as garantias trabalhistas asseguradas.
Nesta safra, a empresa implementou diversas melhorias para oferecer mais conforto e bem-estar aos trabalhadores. Entre as novidades estão a instalação de wi-fi em todos os pomares, permitindo maior conectividade, e a construção de novos banheiros, garantindo condições sanitárias adequadas. Além disso, a construção de um novo refeitório com cozinha industrial no pomar RASIP São Paulino, destinada ao atendimento dos safristas, proporcionando um ambiente amplo e confortável para a alimentação.
Todos os temporários contratados pela RASIP têm carteira assinada e passam por exames médicos obrigatórios. A empresa também custeia o deslocamento dos trabalhadores até Vacaria e, após o período de colheita, garante o retorno para suas cidades de origem.
Os alojamentos disponibilizados estão totalmente em conformidade com as normas regulamentadoras NR 31 e NR 24. Cada unidade conta com uma estrutura completa para cuidados pessoais, armários individuais e roupas de cama. A higienização desses espaços é realizada diariamente por equipe especializada.
Para garantir o suporte adequado aos safristas, a RASIP conta com uma equipe de mais de 150 colaboradores dedicados exclusivamente ao atendimento desses profissionais. Esse time inclui profissionais da limpeza, equipes de comando internas, coordenadores, gerentes, profissionais de recursos humanos, medicina e segurança do trabalho, entre outros. Além disso, as condições de trabalho na colheita são fiscalizadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pela Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae), assegurando a conformidade com as normas trabalhistas vigentes.
“A colheita da maçã movimenta a economia e gera empregos para milhares de trabalhadores em diversas regiões do país. Na RASIP, nosso compromisso é oferecer condições dignas, seguras e estruturadas para que todos possam desempenhar seu trabalho com tranquilidade e conforto”, afirma Sergio Martins Barbosa, presidente executivo da RAR.
Os trabalhadores contratados para a colheita da maçã na safra 2025 são provenientes de diversos estados brasileiros, incluindo Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A maior parte dos trabalhadores vem do estado do Mato Grosso do Sul, reforçando a relevância do setor para o emprego e a mobilidade laboral no país.
RASIP
Uma das pioneiras a atuar no segmento de maçãs no país - os primeiros pomares foram plantados na década de 70, a RASIP tem como premissa o planejamento e execução de todos os processos a fim de garantir a excelência do produto final. Desde a colheita no campo, passando pelo atendimento personalizado, até a eficiência na entrega, a empresa prima pela satisfação plena do cliente, pois entende que este resultado é a única condição para atuar competitivamente no mercado, sustentando seu crescimento e visão de futuro. Possui a certificação GLOBAL G.A.P. (Global/Good Agricultural Pratice), onde a segurança alimentar (Rastreabilidade), o manejo sustentável (meio-ambiente) e o bem-estar do trabalhador (social) são seus pilares de apoio, que garantem um produto seguro, livre de contaminação, permitindo assim sua comercialização nas maiores redes de produtos alimentícios do mundo.
Sobre a RAR
A RAR, de Raul Anselmo Randon, teve origem na fruticultura, com o cultivo da maçã na década de 70. Hoje, é uma das maiores produtoras e comercializadoras da fruta no Brasil, comprometida com a inovação e a sustentabilidade. Com um legado voltado para o futuro, nos anos 1990, montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália lançando a marca Gran Formaggio. A RAR tem, em seu portfólio, linha de importados como queijos e acetos italianos, presuntos e salames italianos e espanhóis, e azeites de oliva chilenos. A linha de derivados é composta por creme de leite fresco, manteiga e queijo parmesão. A RAR, com sede em Vacaria (RS), conta ainda com linha de 32 rótulos entre vinhos e espumantes, nacionais e importados, e azeite de oliva produzido a partir de olivares próprios.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>